Membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) pertentences à região do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 11 (CPA/M-11), responsável pelos 8º BPM/M e 21º BPM/M, estiveram em visita à sede do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) na tarde da última segunda-feira, dia 15, localizada na Rua Ribeiro do Lima, no bairro do Bom Retiro, ao lado do prédio do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Entre presidentes e representantes, estiveram presentes os Consegs Parque São Jorge, Alto da Mooca, Belém, Pari e Vila Prudente, além do capitão Filipe Cassavara, comandante da 5ª Cia. Do 8º BPM/M, que acompanhou o grupo. Eles foram recepcionados pelos capitães Trancozo e Ubiratan.
ESTRUTURA
Durante a visita foram exibidos vários vídeos mostrando a história do departamento, todo o aparato para seu funcionamento, além dos números expressivos de atendimento.
Inaugurado no início da década de 1970, o Copom centraliza o atendimento das emergências pelos números 190 e 193. O serviço é a porta de entrada para a Polícia Militar. Com equipe trilíngue (português, inglês e espanhol), registra em média 25 mil chamadas diárias. Equipado com sistemas de georreferenciamento e gravação de áudio, oferece despacho rápido de viaturas e helicópteros.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O Copom também trabalha com um sistema de inteligência artificial. Em pouco mais de um ano de implantação, o sistema superou a marca de 1 milhão de atendimentos. A tecnologia, apelidada de “Mike”, atua no despacho automatizado de ocorrências de perturbação do sossego, o que tem contribuído para desafogar o serviço e liberar o atendimento para casos emergenciais.
VISITA AO CPC
Na mesma tarde, integrantes do Conseg Parque São Jorge visitaram a tenente-coronel Adriana Kimie, que deixou recentemente o comando do 8º Batalhão e foi promovida a chefe do Departamento Correcional de Polícia Judiciária Militar, Disciplina e Processos Regulares do Comando de Policiamento da Capital. A sede do CPC está no mesmo complexo do Copom.

