Os Conselhos Comunitários de Segurança da área da Subprefeitura Mooca estão pleiteando a mudança da base regional da Inspetoria Regional da Mooca da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para um local mais centralizado dos bairros em que atua.
A região coberta pela Inspetoria Regional da Mooca (IRMO) é composta por seis distritos: Tatuapé, Água Rasa, Belém, Brás, Mooca e Pari que, somados, representam uma área de 35,2 quilômetros quadrados e é habitada por uma população de mais de 377 mil pessoas.
ESTRATÉGIA OPERACIONAL
Segundo Eduardo de Almeida, presidente do Conseg Parque São Jorge, o objetivo é trazer a base para um ponto mais central, facilitando assim a logística e a mobilidade de viaturas e agentes, já que a base atual foi transferida para um prédio localizado na Avenida do Estado, 3.350, ao lado do Parque Dom Pedro II, que fica na área da Subprefeitura Sé.
Na última sexta-feira, antes do fechamento desta edição, utilizamos um aplicativo de navegação e trânsito para simular um atendimento na Rua Antônio de Barros, 2.900, um dos pontos mais longínquos cobertos pela atual base. A distância é de 10 quilômetros e o tempo de chegada foi de 34 minutos.
ABAIXO-ASSINADO
Na semana passada, Almeida esteve em companhia da presidente do Conseg Mooca, Sandra Molina, visitando a base regional da Inspetoria Regional Mooca. Eles foram recebidos pelo comandante da IRMO, inspetor Aldrei Cardoso Nonato, e “apresentaremos questões ligadas a ronda e patrulhamento. Diante das dificuldades em atender as demandas ligadas a segurança urbana nos seis distritos só reforça a necessidade da base estar mais próxima desses distritos”, ratifica Almeida.
A saída encontrada em comum acordo pelos presidentes dos oito Consegs atuantes na região foi o de organizar uma manifestação popular por meio de um abaixo-assinado para reivindicar a mudança. O local sugerido é o antigo pátio da Companhia Engenharia de Tráfego (CET), que fica na Rua Vilela, 578, esquina com a Avenida Conde de Frontim e ao lado da estação Carrão do Metrô.
Para participar do abaixo-assinado, basta clicar o AQUI.