• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
segunda-feira, 16 de junho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Veículos Auto Perfil

Antes da chegada ao Brasil, novo Peugeot 2008 é avaliado no Chile

03/07/2024
emAuto Perfil
Reading Time: 5 mins read
0
Antes da chegada ao Brasil, novo Peugeot 2008 é avaliado no Chile
FacebookWhatsappTwitter

com Hernando Calaza, enviado do Chile

Autocosmos.com/Argentina

VejaTambém

Nissan moderniza a fábrica de Resende e inicia a produção da segunda geração do Kicks

Mercedes CLA de 3ª geração, que só vem no fim do ano, estreia plataforma para híbridos e elétricos

BYD King aposta no custo/benefício para se aproximar da liderança entre os sedãs médios

SUV da Honda, CR-V e:HEV, tem estilo e requinte, mas o desempenho não impressiona

PUBLICIDADE

Exclusivo no Brasil para Auto Press

Por muito tempo a produção do novo Peugeot 2008 na Argentina foi um segredo falado em voz alta. O novo SUV da marca francesa já está sendo montado na fábrica de El Palomar, na grande Buenos Aires, e tem previsão de chegar ao mercado em agosto. Mas desde já tem sido flagrado em estradas brasileiras e argentinas em testes dinâmicos, com mais ou menos camuflagem. Antes do lançamento, no entanto, o SUV compacto foi testado no Chile, onde chegou no ano passado já com a mais recente reestilização – atualização de meia-vida –, com a qual chegará por aqui.

Obviamente haverá mudanças entre a versão produzida na França e a feita em El Palomar. A começar pelo motor. Nosso veículo de teste era um turbodiesel e já é certo que por aqui ele vai ser animado pelo propulsor 1.0 de três cilindros GSE T200, como o usado em outros SUVs compactos da Stellantis, como o Fiat Pulse e o Citroën C3 Aircross. Há também a possibilidade de o 2008 ganhar uma versão esportiva GT, que seria então empurrada pela versão 1.3 de quatro cilindros da família GSE, o T270 – como o do Jeep Renegade.

Baseada na plataforma CMP – common modular platform – a mesma que o 208 usa, a segunda geração do SUV francês é maior que a versão hatch, especialmente no comprimento e na distância entre-eixos, que crescem 24,9 cm e 6,5 cm, com 4,30 metros e 2,61m, respectivamente. Na largura é 1,81 m e na altura, 1,55 m. As repercussões do aumento de medidas do 2008 em relação ao 208 são no interior e no porta-malas, mas não influencia esteticamente suas proporções, já que não ser tão alto lhe dá um porte mais de crossover urbano do que de um SUV aventureiro.

O 2008 é relativamente baixo e tem linhas bastante retas, que levam a perfis angulares. Na frente destaca-se a nova estética da marca que trocou as presas internas dos faróis por três garras de led no para-choque. A grelha é sem moldura o modelo traz o novo escudo e a tipografia renovada da marca. Curiosamente, na parte de trás, as luzes deixam de lado as garras verticais e passam para conjuntos de três placas de led sobrepostas em cada lado.

Internamente, o painel dessa nova geração do SUV do segmento B é praticamente idêntico ao do 208, incluindo tela, decorações, painel de instrumentos e até altura, não é muito mais alto do que o hatch – os 10 cm a mais de altura do 2008 em relação ao 208 refletem, em boa parte, a elevação da suspensão. Certamente a versão feita na Argentina terá a adaptação de custos típicos de mercados periféricos, como plásticos não emborrachados e central multimídia igual à do 208, U-Connect.

Não sendo muito mais alto que o 208, o crossover não parece tão grande por dentro, mas graças ao entre-eixos alongado, há de fato mais espaço nos bancos traseiros, um dos pontos mais fracos do hatch. Curiosamente, não há saídas de ar centrais direcionadas para os assentos traseiros. O porta-malas do 2008 não é particularmente grande, com 405 litros. A versão francesa testada tinha um piso de bandeja com duas alturas, que esconde uma roda sobressalente temporária.

Impressões ao dirigir

Dinâmica familiar

O trajeto de avaliação do novo 2008 incluiu centenas de quilômetros aproveitando as estradas de montanha chilenas e o centro de Santiago. Uma vez no habitáculo, é simples encontrar a melhor e mais confortável posição para conduzir. Nessa versão de topo, GT, o 2008 traz todos os ajustes de assento e volante, que é muito pequeno, como manda o i-Cockpit da marca. Assim como no Volkswagen Nivus, que deriva do Polo, aqui também não se sente uma ótima experiência de SUV. O motorista fica apenas um pouco mais alto do que em um hatch.

Esse contato não teve como objetivo avaliar motor e câmbio, pois a versão turbodiesel de 130 cv e câmbio automático de oito marchas não virá de forma alguma para o Brasil. Por aqui, o trem de força será certamente o GSE 1.0 Turbo T200 flex, de 125/130 cv e 20,4 kgfm com câmbio CVT. Há ainda a possibilidade de ser aplicada a versão 1.3 aspirada nas versões de entrada, com 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm e câmbios manuais ou CVT. Na outra ponta, uma possível versão GT poderia se valer da versão 1.3 Turbo T270 flex, de 180/185 cv com 27,5 kgfm, com câmbio automático.

A parte dinâmica do 2008 é muito boa e bem semelhante à que o hatch 208 apresenta. O SUV reage bem aos comandos do motorista com refinamento e velocidade, o que resulta em um manuseio divertido. As suspensões não são muito duras, mas por ser uma versão GT, o perfil baixo dos pneus faz com que não filtre adequadamente as vibrações ao andar em ruas quebradas.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4095 Compartilhamentos
    Compartilhar 3104 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    510 Compartilhamentos
    Compartilhar 204 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    283 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.