• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 12 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home História do Tatuapé O Tatuapé

A topografia do Tatuapé é invejável: segredo do progresso

14/02/2012
emO Tatuapé
Reading Time: 3 mins read
0
Prefeitura encerra programa de parcelamento dia 31/01, prazo com descontos
10
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

A topografia do Tatuapé é invejável: segredo do progresso – Quanto ao desenvolvimento do bairro como um todo, talvez um dos motivos que mais tenham contribuído seja sua topografia. O bairro não apresenta, como alguns outros, altos e baixos consideráveis, desníveis esses que dificultam a construção de ruas, avenidas e moradias e, não raro, representam sérias dificuldades de acesso.

Do ponto inicial citado acima, o progresso pouco a pouco avançou em direção à planície de Vila Gomes Cardim e demais vilas contíguas, para, nas últimas décadas, atingir a parte mais alta do bairro. O desenvolvimento defasado deu às partes baixa e alta características diferentes.

VejaTambém

Tatuapé: O perfil do bairro gigante

O que significa Tatuapé

Berço de chácaras e fábricas, Tatuapé é gigante no comércio e na habitação

Tatuapé: sistema viário viabilizou crescimento

PUBLICIDADE

Usando o critério de alguns historiadores, não seria incorreto dizer que o Tatuapé, na atualidade, se divide em duas partes: a antiga e a nova. A grosso modo, a primeira vai do Rio Tietê até a linha Leste-Oeste do Metrô, local da antiga via férrea Central do Brasil, tendo como limites laterais a Avenida Salim Farah Maluf e Ribeirão Aricanduva. A nova vai da linha do Metrô até o Jardim Anália Franco, tendo lateralmente os mesmos limites anteriores.

O setor antigo é composto, em sua maior parte, por casario baixo: casas térreas, sobrados e palacetes, normalmente ocupando amplos terrenos. Nele foram construídos poucos prédios de apartamentos.

O contrário se dá no setor novo, neste quase todas as suas áreas foram ocupadas por construções de padrão verticalizado. Isto ocorreu devido a dois fatores: o setor novo possuía grandes glebas de terrenos vazios ou ocupados por chácaras; a especulação imobiliária tornou os preços das terras muito altos, obrigando os construtores a seguir o padrão citado.

É válido citar ainda, o aumento populacional de São Paulo e de todos os seus bairros, como mais um motivo para tal encaminhamento. O setor antigo, de longa data totalmente ocupado, impossibilitou essa escolha.

O bairro quase sempre esteve dividido nos pólos referidos: antigamente, pela via férrea Central do Brasil; atualmente, pela linha do Metrô. Contudo, outrora, essa divisão era menos acentuada.

Motivos diversos levavam a uma maior união entre os moradores dos dois lados. A ferrovia, mesmo cortando o bairro ao meio, apresentava, ao longo dos seus trilhos, três porteiras para a passagem de pedestres e veículos. Estavam instaladas junto às Ruas Tuiuti, Vilela e Antonio de Barros.

Com o fito de encurtar distâncias, os tatuapeenses construíam rudimentares pontes de madeira sobre as valetas laterais da ferrovia em trechos intermediários. Este expediente causou inúmeras tragédias, muitas famílias perderam entes queridos ao passarem por esses atalhos improvisados. No princípio do século passado, só havia um meio de transporte coletivo: o bonde elétrico. Seu trajeto se dava pela Estrada da Penha.

Este fato somado à instalação das primeiras indústrias e casas comerciais nas proximidades dessa via, obrigava os moradores da parte alta a se trasladarem para aquela região em demanda de transporte e trabalho.

Outro fator que facilitava o contato era o rico futebol varzeano local. Não obstante o clima de intensa rivalidade, clubes e torcidas dividiam os mesmos espaços nas manhãs e tardes de domingos. Até fins da década de 40, a parte alta não tinha ginásios e colégios.

Em todo o Tatuapé só existiam dois: Fernão Dias e Duarte de Barros. Portanto, acabado o curso primário, os alunos tinham forçosamente de matricular-se em uma das duas escolas, ambas instaladas na Avenida Celso Garcia.

Desde meados de 1920 se achava, na mesma avenida, o único cinema de toda a região: o São Luis. Os aficionados pela sétima arte, sem outra alternativa, convergiam para ele. Só mais tarde, já na década de 50, começaram a surgir as primeiras salas de projeção na parte alta bairro.

O footing- costume antigo em que os moços postavam-se na via pública, deixando ao meio um corredor, pelo qual as moças desfilavam aos pares – também era realizado na Avenida Celso Garcia.

No Tatuapé havia dois, nas proximidades das Ruas Tuiuti e Antonio de Barros, aos sábados e domingos à noite. Não podem ser esquecidas as quermesses realizadas pelas diversas igrejas. Essas importantes festas eram pontos de convergência dos moradores de todas as áreas.

Analisados um a um os motivos expostos, chegamos a uma incrível constatação: nenhum deles subsiste nos dias atuais. Não é de estranhar, portanto, ter a divisão dos habitantes dos dois setores se acentuado com o passar dos anos.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.