Uma antiga reivindicação dos moradores e dos motoristas que transitam diariamente entre os bairros do Tatuapé e da Vila Carrão, sempre foi a interligação das ruas Pero Nunes e João Vieira Priosti.
Isso porque para fazer a travessia atualmente ou segue-se pela Avenida Conselheiro Carrão ou pela Rua Antonio Preto, dois endereços que já estão nos limites de suas capacidades nos horários de pico.
Há pouco mais de dois meses, a tão esperada obra viária sobre o Córrego Rapadura foi iniciada e, no último dia 28 de outubro, o prefeito Fernando Haddad aproveitou a sua visita à região e foi até o local para conferir o andamento das intervenções.
De acordo com a Prefeitura, o projeto está servindo de modelo a outros que vão englobar a reconstrução de pontes de pedestres que passam exclusivamente por córregos, em 89 pontos de 21 subprefeituras da cidade. O valor total dos investimentos é de R$ 4,5 milhões.
“Eu vim conhecer a tecnologia desta obra que, com um jeito simples, consegue resolver um problema comum na cidade. Aqui vai ter a faixa do ciclista, o lugar do pedestre e a faixa do carro para atravessar com segurança”, afirmou Haddad.
Ainda de acordo com a Prefeitura, a obra sobre o Córrego Rapadura está orçada em R$ 280 mil. Com o seu início, as antigas “pinguelas” receberam uma nova estrutura chamada de aduelas – armações de concreto pré-fabricadas e hidraulicamente adequadas para garantir a fluidez do córrego e criar uma passagem segura aos pedestres.
“Faz muito tempo que é pedido esta ponte. É uma região que não tem passagem. Então a pessoa tem que andar de oito a dez quarteirões até a Avenida Conselheiro Carrão porque não tem como atravessar. Agora, com a ponte, não precisa ir até a avenida, onde tem muita demanda de carros para ir ao outro lado do quarteirão”, completou o subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão, Quintino Simões Pinto.
A obra ainda não tem uma previsão de quando será finalizada. Durante sua permanência no local, a reportagem constatou que há a necessidade de se reforçar a sinalização e as faixas de segurança tanto para os veículos quanto para os pedestres, em ambas as ruas.

