Escrevemos antes das eleições, portanto, alguns estarão nos lendo já com conhecimento dos resultados.
Só esperamos que este título seja desmentido. Que realmente a mentira que tem acalentado a campanha da sra. Dilma, não a tenha levado à vitória, o que significaria o contrário do título, ou seja, o povo iludido não se deixou vencer, mas venceu.
Quando se fala em povo iludido, claro que nos referimos aos menos providos de conhecimento, que o Lula diz que não existe mais. Segundo o ex-presidente, ele teria promovido uma revolução, onde não existem mais pessoas que não entendam o que está acontecendo. Trata-se de mais uma grande ilusão e mentira que ele impõe a toda população.
É notório que, infelizmente, muitas pessoas leem e não entendem o que leem, pois muitas nem ler sabem. Graças aos 12 anos de mandato petista, houve grande preocupação em encher a barriga do povo, mas menor preocupação em prepará-lo para o futuro. Até porque isso iria contra as ambições petistas de dominar eternamente, deixando esse povo na escuridão, subjugando-o pelo analfabetismo.
Foi inegavelmente uma campanha sórdida, absolutamente suja e sem qualquer qualidade. Não sobrou ninguém para vencer, foi dito tudo a qualquer tempo e preço, pouco importando a ética, o bom senso, e principalmente a verdade dos fatos.
Uma mentira falada várias vezes acaba dando a conotação de uma verdade, e foi baseado nisso que eles deitaram e rolaram. Neste momento, não sabemos se foi vencedor esse método, ou se foi derrotado.
O povo chegou a repudiar esse método, pedindo uma melhoria na informação, mais qualidade nas propostas e mais educação também.
Foi um exercício da democracia, mas em sua forma mais baixa e sórdida. Por falar em democracia, temos um texto muito importante para reproduzir e que vem de 55 anos antes de Cristo, de um celebre orador de Roma: Marco Tulio Cícero.
Disse ele: “O orçamento deve ser equilibrado, o Tesouro Público deve ser reposto, a dívida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada, e a ajuda a outros países deve ser eliminada, para que Roma não vá à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do Estado”.
Pois é, isso dito há tanto tempo e parece que foi escrito para o Brasil atual.
Quando Lula prega, como se fosse o grande Messias, que os pobres devem ter o novo, porque eles (PT) garantirão eternamente o seu sustento, ele diz exatamente o contrário daquilo que já fora previsto 55 anos antes de Cristo, ou seja: “As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do Estado”.
É uma pena que as pessoas não leiam, não busquem na própria história os ensinamentos que nos foram deixados.
Tenha vencido a Dilma ou o Aécio, que eles tenham a oportunidade de ler esse discurso de Marco Túlio Cícero, para espelhar seus governos e, quem sabe, dar novos rumos àqueles que apenas querem comer. Que alimentem seus cérebros do saber e certamente terão um futuro melhor, exercitando a democracia em seu pleno sentido. Liberdade sim, mas não libertinagem.

li este artigo e fiquei estarrecido. não quero aqui discutir conceitos e preferencias politicas. opiniões diversas fazem parte da democracia. o que me choca e este tipo de individuo que não consegue conviver somente com a sua verdade, tem necessidade que a sua seja a verdade absoluta. já que aparentemente é uma pessoa estudada deveria aproveitar e ler alguns tratados de sociologia. as pessoas votam por convicções próprias, simpatia ao candidato e interesses pessoais, o resto é filosofia barata. pensamentos deste gênero fomentaram o fascismo, o nazismo e também o comunismo e todos sabem a que levou estas posições radicais.liberdade sim, liberdade de divergir, liberdade de ser minoria, liberdade de votar e liberdade de errar se for o caso.
Sr Sergio,eu sou um que li sua coluna após as eleições …o sr disse aí que o Lula mente e prefere o povo analfabeto pra depender de programas assistenciais.. o sr esqueceu quem foi que criou o PROUNI..que aliás já beneficiou vários de minha família… o sr citou o orador de Roma ,MARCO TULIO CÍCERO.. essa carapuça caiu certinha na cabeça do Aécio…como se encontra o estado de Minas Gerais hoje ,,,só não sabe quem finge que não vê…porque será que ele perdeu lá no primeiro e no segundo turno ??porque será que o candidato a Governador dele perdeu lá no primeiro turno ?? sr Sergio hoje o povo não é bobo,,hoje o povo pesquisa uma notícia,, como disse o colunista Ricardo Cotocho na coluna de hoje,,(MÍDIA NO FUNDO DO POÇO) Cegados pela intolerância,Barões da imprensa ainda não se deram conta de que já nem elegem nem derrubam Presidentes…ULTIMO EXEMPLO…O FURO DA VEJA… quanto a oposição ..paciência,,,com todo o massacre de junho de 2013 pra cá ,não conseguiram derrubar a (GERENTONA) imagine o sr contra o (TORNEIRO MECANICO ) em 2018 e 2022, mais se aprenderem a fazer oposição ,quem sabe em 2026..”fica a dica”