• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home O Povo Quer Saber

Lei Cidade Limpa: o que mudou?

10/05/2014
emO Povo Quer Saber
Reading Time: 2 mins read
0
FacebookWhatsappTwitter

Sr. redator:
“Sete anos depois de ter sido lançada, a Lei Cidade Limpa é, talvez, a principal mudança urbana pela qual a cidade de São Paulo passou nos últimos anos. As regras que entraram em vigor em 2007 têm como objetivo tornar democrático todo tipo de propaganda, outdoors e fachadas expostas nas ruas de São Paulo. Com os padrões estabelecidos por lei, se destacar passou a ser mais do que ter a maior fachada. Atrair a atenção dos consumidores com uma comunicação simples e direta virou a grande sacada das empresas.

A mudança nas regras em São Paulo limitou o tamanho das fachadas e letreiros de acordo com o tamanho do imóvel. Em pequenos imóveis, com menos de 10 metros de fachada, o limite é de 1,5 m². Já nos imóveis médios, com fachadas entre 10 e 100 m, o limite é de 4m². Nos grandes imóveis, com fachadas com mais de 100m, as fachadas podem ser de até 10m².

VejaTambém

IPVA será devolvido a donos de 39 mil carros roubados em SP

Moradores apontam terrenos com água parada e risco de dengue

Assembleia Legislativa aprova a Lei Orçamentária para 2024

Mega da Virada: o sorteio mais esperado do ano no Brasil

PUBLICIDADE

O plano também estabelece que os letreiros ou fachadas tenham recuo e não possam ultrapassar mais que 15 cm das vias públicas, bem como o tamanho de totens, que podem ser colocados dentro dos imóveis e devem ter a altura máxima de 5m².

A fachada é considerada a parte mais importante da estrutura arquitetônica de uma empresa. É a representação externa da organização, dos valores e a missão da empresa. Recentes estudos comprovam que uma fachada bem elaborada aumenta, em média, 30% a procura pelos possíveis clientes. Já se imaginou vendendo 30% mais?

Entre os cidadãos, a lei foi amplamente discutida e aprovada pela sociedade. Porém, talvez a sua maior contribuição não tenha sido percebida pela maioria das pessoas. A simplicidade do conjunto de regras ajudou o cidadão a distinguir o certo e o errado e dessa forma fazer cumprir as exigências sem grandes transtornos.

Outra contribuição foi a possibilidade de simplificar as fachadas e dessa forma deixá-las mais fáceis de serem entendidas pelo consumidor que vive apressado. A comunicação visual ganhou destaque, clareza e passou a ser a grande aposta das fachadas de São Paulo.

Entre as empresas, as regras foram entendidas como grandes restrições e de 2007 em diante para se destacar entre os concorrentes era necessário mais do que ter a maior fachada da rua. Estudar a comunicação visual, conhecer o público-alvo, escolher os melhores materiais, a iluminação correta e a aplicação ideal passaram a ser o diferencial para atrair o consumidor. Afinal de contas, o mais importante no processo de comunicação é ter plena certeza de que a mensagem está sendo percebida e entendida da forma correta.

Por outro lado, nos últimos meses a falta de fiscalização e a flexibilização de algumas regras estão colocando o bem-sucedido projeto em risco. Vamos torcer para que os bons projetos continuem superando em qualidade e número a poluição visual da maior metrópole do País.”

Tárcio Oda

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4111 Compartilhamentos
    Compartilhar 3111 Tweet 417
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    524 Compartilhamentos
    Compartilhar 210 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    327 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    353 Compartilhamentos
    Compartilhar 159 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    291 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    277 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 69
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.