Sr. redator:
“Muito se fala por aí sobre a musculação feminina. Efeitos e consequências, hormônios, taxas de gordura… O que é verdade e o que é mito no universo dos treinamentos da mulherada?
É praticamente impossível para uma mulher ganhar músculos enormes levantando pouco peso. Aquelas que praticam musculação com frequência e têm uma boa alimentação terão um corpo tonificado e definido, mas não masculinizado.
Em fisiculturistas profissionais são usadas outras substâncias para atingir um corpo forte e com muitos músculos. Um dos principais hormônios responsáveis por aumentar a massa muscular é a testosterona, presente tanto em homens quanto em mulheres. A diferença é que, no sexo masculino, o organismo produz essa substância em maior quantidade, o que diferencia o resultado da musculação entre os dois sexos.
Músculos e gordura são tecidos diferentes, por isso não é possível transformar um no outro. O que acontece é a diminuição da gordura por meio da aceleração do metabolismo, resultado do ganho de massa muscular gerado pela combinação entre treinamento aeróbio e dieta balanceada.
Outro mito: algumas mulheres acreditam que se pararem de treinar terão seus músculos transformados em gordura. O que realmente ocorre é a diminuição do músculo devido à falta de estímulo e ao ganho de gordura por causa da inatividade e, geralmente, abandono da dieta.
As mulheres devem ter muito cuidado com a crença de que se treinarem podem comer o que quiserem. Não é por que você treina que pode comer de tudo, e em grande quantidade. A conta é simples: se você ingere mais calorias do que consegue queimar, acaba engordando.
Por isso, é interessante procurar um profissional na área de alimentação e, por meio de uma dieta balanceada, conseguir fazer o balanço negativo de calorias para resultados positivos.
Devem-se combinar exercícios aeróbios com musculação. Você até pode emagrecer fazendo só exercícios aeróbios, porém, além de perder gordura, perderá também massa muscular. Além disso, combinando os dois exercícios você tem a queima de gordura acentuada, fica com a musculatura firme e minimiza lesões. Se você treina ou pretende treinar, procure sempre um profissional de educação física.”
Fernando Carboni Sichieri
