Um fato bastante curioso chamou a atenção de moradores e comerciantes na Rua Antonio de Barros: há cerca de duas semanas um ponto de ônibus novo foi retirado na altura do número 1585. O que causa estranhamento é que o ponto de ônibus tinha acabado de passar ser substituído por um dos novos modelos de abrigos que a SPObras vem implementando na cidade desde fevereiro do ano passado, por meio de um consórcio com a Otima (formado por Odebrecht Transport, Rádio e TV Bandeirantes, APMR Investimentos e Participações e Kalítera Engenharia), empresa contratada por meio de licitação pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, no fim de 2012.
A pergunta que fica é: por que o ponto foi substituído, se logo depois deixaria de existir? Diante disso, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do órgão responsável para saber o que aconteceu e por quais motivos o ponto precisou ser retirado.
SPTRANS RESPONDE
“A SPTrans informa que o contrato com a concessionária Otima, responsável pela implantação e manutenção dos equipamentos existentes junto aos pontos de parada de ônibus da cidade, seja ele totem ou abrigo, prevê a substituição de todos por equipamentos novos. Assim, a concessionária realiza previamente a programação dos serviços, distribuindo-a aos seus prestadores de serviços, conforme cronograma operacional da empresa, com base em uma relação dos pontos de parada ativos da SPTrans, atualizada frequentemente. A Otima também é informada pela SPTrans sobre os estudos de mudanças de pontos em andamento.
No entanto, em virtude de o sistema ser extremamente dinâmico, podem ocorrer desencontros de cronograma que ocasionem na instalação de um equipamento novo e, posteriormente, em sua remoção. Vale lembrar que este ponto removido é reinstalado em outro local, em via atendida pelo transporte público municipal.”

