Durante a primeira reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Parque São Jorge, ocorrida na segunda-feira, 10, tanto o capitão Helio Ribeiro Carvalho, comandante da 2ª Cia. do 51º BPM/M, quanto a delegada titular do 52º DP, Iraci Medeiros Teixeira, revelaram números satisfatórios com relação aos índices criminais na região.
TRÁFICO
Iraci não apresentou dados oficiais do Infocrim (espécie de mapa da criminalidade), no entanto, fez questão de ressaltar que nos casos de roubos de veículos a Polícia Civil tem conseguido efetuar várias prisões. Segundo ela, em janeiro foram quatro, duas delas envolvendo menores de idade. A delegada frisou, também, que a atuação sobre o crime de tráfico de drogas resultou em flagrantes.

Para Iraci, o número de prisões nesses casos só não é maior porque há uma série de detalhes para que o suspeito seja enquadrado no crime de tráfico. Entre eles, a quantidade de dinheiro e de drogas encontrados com a pessoa. “Caso contrário, após depoimento, ela precisa ser liberada”, explicou.
TATUAPÉ
Já o capitão Hélio revelou informações da Secretaria de Segurança Pública fazendo um comparativo entre os números da criminalidade em janeiro de 2013 e o mesmo mês de 2014. Com relação a estupros, houve um no ano passado e uma tentativa nesse. Este último ocorreu próximo à estação Tatuapé do Metrô.
FURTOS
Furtos outros, relacionados a celulares, bolsas, carteiras, entre outros objetos, foram 125 em 2013 e 81 em 2014. Já os furtos de veículos também tiveram uma queda significativa, com 44 no ano passado e 27 este ano. Homicídios não foram registrados. Quanto aos latrocínios, houve um em 2013 (envolvendo uma universitária) e zero este ano.
ROUBOS
Ou roubos de carga caíram de dois para um de um ano para o outro e os roubos de veículos também tiveram um declínio, com 26 registros em 2013 e 17 em 2014. A preocupação maior anotada pelo comandante da 2ª Cia. se deu com relação aos roubos de um modo geral (a pertences pessoais, a casas, etc.). Foram 41 em 2013 enquanto que em 2014 foram 70, ou seja, um aumento de aproximadamente 70%.