O antigo prédio da administração da Subprefeitura Itaquera, que era para ser utilizado provisoriamente, pela Biblioteca Sergio Buarque de Holanda, continua servindo de maneira definitiva. Isto porque as obras de construção do novo prédio da biblioteca, que foram embargadas pela própria Prefeitura há quatro meses, continuam paradas, conforme informações da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
DESPERDÍCIO
Para os moradores da região, parece brincadeira que uma empresa contratada pelo município, que deveria ser supervisionada, está causando este tipo de dano aos cofres públicos. A estudante Kátia de Almeida, que acompanhou a apresentação do projeto, no Instituto Dom Bosco, em 2008, disse achar um absurdo o que está ocorrendo. “O bairro é carente de atividades culturais e, com a manutenção deste embargo, jovens, crianças e adultos, terão de esperar mais tempo para usufruir de um espaço mais moderno”, salientou.
HISTÓRICO
Em junho deste ano, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) revelou que a obra é de responsabilidade da empresa Referma Construções Limitadas. A interrupção da mesma se deu devido aos problemas estruturais (surgimento de algumas trincas na laje). Apesar disso a secretaria adiantou não haver qualquer risco de acidente.
A Siurb revelou, ainda, que embora se trate de um contencioso administrativo, sujeito à aplicação de penalidade, o caso está sendo tratado na esfera da Prefeitura, sem previsão para retomada das obras.
CULTURA
Com relação ao Centro Cultural, ainda não existe um projeto definido para a obra. Por enquanto, a SMC precisará esperar pela definição das obras paralisadas para depois ver como poderá dar continuidade ao polo cultural.
O projeto arquitetônico das futuras instalações da biblioteca, de autoria dos arquitetos José Rollemberg Filho, Lara Melo Souza, Marília Gontijo e Wanderley Ariza, recebeu menção honrosa na categoria Edifício-Projeto (institucional) na edição 2008 da Premiação do Instituto dos Arquitetos do Brasil.

