Alguns dos endereços mais famosos do Tatuapé vêm sendo alvo de descarte irregular de detritos, tornando-se ‘pontos viciados’, nome dado aos locais que frequentemente viram depósito de lixo a céu aberto. Na semana do dia 5 de agosto, a reportagem apurou algumas vias com esse problema.
Na esquina entre as ruas Padre Estevão Pernet e Isidro Tinoco, além dos detritos comuns, um sofá em mau estado foi descartado no local. As vias que estão próximas à Praça Silvio Romero recebem um grande fluxo de pedestres, que driblam os entulhos enquanto andam pela calçada.
Já na Rua Boa Esperança, são os veículos que devem desviar da montanha de lixo que ultrapassa o canteiro central da via. Além de não ser salubre aos moradores, os detritos empilhados causam problemas no trânsito. Do outro lado da rua também há entulhos espalhados.
MESMOS PROBLEMAS
A moradora Antonia Gonçalves informou que no cruzamento da Rua Cantagalo com a Rua Coelho Lisboa, mesmo após a Gazeta ter divulgado a matéria na edição de 21 de julho de 2013, o local ainda amanhece repleto de detritos. “Apesar da reportagem falar sobre esse problema, quando saio para caminhar aos sábados de manhã, tenho que desviar do lixo. Uma amiga até me perguntou se eu não tinha vergonha de morar aqui”, contou a moradora que vive há muitos anos no bairro.
Antonia também disse que frequentemente pede ajuda para a Subprefeitura Mooca, mas nunca obtém sucesso. “Se pelos menos eles colocassem aquela placa com o aviso de que isso é crime, acho que minimizaria o problema” sugeriu.
MULTA
O descarte irregular de resíduos é crime ambiental passível de multa, conforme a lei 13.478, de dezembro de 2002. A Subprefeitura Mooca, informou que vai averiguar os locais sob sua responsabilidade e tentar solucionar os problemas.
Nota da Redação: Os detritos foram retirados durante a semana passada, nos dois endereços

