O prefeito Gilberto Kassab esteve no dia 23 de outubro na garagem de ônibus Ambiental Transportes SA, na Rua Nestor de Barros, 289, no Jardim Anália Franco, para apresentar o modelo da nova frota de ônibus trólebus que deverá circular na cidade nos próximos meses.
O ônibus, com previsão para entrar em circulação nas próximas semanas, será o 93º entregue desde o início do processo de renovação da frota e o primeiro do último lote dos 140 previstos. Chamado Millenium 3, o veículo tem 15 metros de comprimento e espaço reservado para a instalação de baterias. O objetivo é dar autonomia de 4 km em caso de falha na rede elétrica.
NOVO DESIGN
Com design moderno e mais espaço interno, o ônibus conta ainda com piso rebaixado e espaço especial na frente para pessoas em cadeiras de rodas e também para deficientes visuais com cão-guia. “Dos 15 mil veículos em circulação, mais de dois mil já foram trocados. Estamos falando da recuperação das linhas de trólebus e investindo em tecnologias para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera com o aumento de veículos da Ecofrota”, destacou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.
MAIORIA NA ZL
De acordo com a Prefeitura, atualmente circulam na cidade 190 trólebus que percorrem 137 quilômetros de cabos, divididos em 11 linhas, a maioria delas na Zona Leste. Em 2009, teve início a renovação da frota dos trólebus e, através dela, já foram incluídos 93 novos veículos e outros 47 devem ser entregues até o fim do ano.
Para Gilberto Kassab, que está a pouco menos de três meses de deixar a Prefeitura, a apresentação do modelo representou um dia de avanços. “A ideia é fazer também que o próximo gestor se sinta estimulado a continuar com este trabalho; além de fortalecer as ações de recuperação ambiental de nossa cidade”, analisou.
REFORMULAÇÃO DA REDE
“O tema sustentabilidade sempre foi prioridade desta gestão. E a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente é quem comanda este grande avanço na cidade como um todo. E esta readequação da frota dos trólebus vem de encontro a esta política de diminuir cada vez mais a emissão de gazes tóxicos na atmosfera”, destacou o secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco.
Em entrevista à esta Gazeta, Branco ressaltou que não só os ônibus estão passando por reformulações, mas também a rede elétrica. “Trata-se de um projeto paralelo de recuperação da rede. Na Zona Leste já foram substituídos mais de 10 km de rede e temos contrato assinado para substituir toda a rede seguindo em direção ao centro da cidade”, destacou o secretário.
De acordo com informações da São Paulo Transportes (SPTrans), o trecho onde a rede de trólebus já foi modernizada fica entre os terminais São Mateus e Carrão, passando pelas avenidas Mateo Bei e Rio das Pedras, totalizando 18 km de rede. O próximo trecho será entre os terminais Carrão e Penha, passando pelo Terminal Aricanduva e por vias como as avenidas Conselheiro Carrão, Celso Garcia e a Rua Penha de França, totalizando 18,3 km.
SOBRE O PROGRAMA ECOFROTA
Segundo informações da Prefeitura, o Programa Ecofrota prevê a substituição de combustíveis fósseis por renováveis na frota de ônibus do sistema de transporte municipal e foi lançado em fevereiro de 2011. Dos 15 mil ônibus em circulação, mais de 1.700 veículos já utilizam combustíveis mais limpos.
Para identificar os veículos que estão circulando com algum tipo de combustível menos poluente na cidade, é colocado um selo da Ecofrota com a inscrição do tipo de combustível, seja ele etanol, biodiesel, elétrico ou híbrido.
No início do mês de outubro, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou à reportagem deste semanário que dois ônibus movidos à bateria iriam entrar em circulação na Zona Leste no final do mês de dezembro. As linhas a serem atendidas ainda não foram definidas, mas a ideia é fazer uma comparação com os trólebus em circulação na região e realizar novos testes de eficácia e economia quanto ao novo modelo.
A apresentação do ônibus movido à bateria aconteceu no dia 1º de outubro, na Zona Norte. De fabricação chinesa, o veículo, ainda em fase de testes, conta com tecnologia inédita no Brasil de emissão zero de poluente. Parte do programa Ecofrota, a previsão é que cerca de 50 ônibus movidos à bateria devam entrar em circulação na cidade em 2013.
COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS
Biodiesel – 1.280 ônibus são abastecidos com uma mistura de 20% de biodiesel de grãos ao diesel já utilizado na cidade. A utilização do combustível B20 nesses veículos reduz em até 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos.
Energia elétrica – a Prefeitura informou que vai renovar 140 dos 190 trólebus que circulam na cidade. Destes, 93 veículos novos já estão operando com poluição zero.
Diesel de cana – 295 ônibus abastecidos com 10% de diesel de cana estão em circulação. Os testes apresentaram uma redução de até 41% de fumaça preta, comparado com os veículos abastecidos com diesel B5.
Etanol – 60 veículos abastecidos com etanol operam com redução de emissão de material particulado, NOx e sem liberar enxofre no ar de São Paulo.
O restante da frota utiliza combustível B5 S50, ou seja, uma mistura de diesel de petróleo adicionado a 5% de biodiesel.
Desculpa, a carroceria na verdade é “Millennium BRT”.