Piratas do Caramba aborda a defesa do meio ambiente

Piratas do Caramba aborda a defesa do meio ambiente

O espetáculo para crianças “Piratas do Caramba” está em cartaz no Teatro Folha, trazendo aventuras de uma atrapalhada tripulação de piratas em busca do sonhado tesouro. A temporada acontecerá até 17 de dezembro, aos sábados, domingos e feriados, às 17h40.

Os piratas Capitão Pantufa, Espadinha e Barnabé passam os dias recolhendo o lixo que encontram pelos oceanos e lembrando das antigas batalhas. Numa manhã encontram uma misteriosa garrafa que poderá transformar suas vidas. Surge um dilema: continuar suas vidas ou se arriscar no mar. Eles decidem por novas aventuras.

Com muito humor, o público é estimulado a interagir em diversos momentos. O ator, autor e diretor Rafael Pequeno conta que em alguns momentos as crianças são responsáveis pelo destino da tripulação pirata. “Numa das cenas as crianças fazem movimentos como se estivessem provocando ventos, que vão movimentar o barco em cena. Este é um dos momentos em que a participação da plateia é fundamental”, diz.

Autor da peça, Rafael Pequeno, o Capitão Pantufa, inspirou-se na escrita do roteiro quando fez sua primeira viagem aos EUA, em 2013, com a ideia de observar diversas formas de entretenimento teatral. “Reparei que o ‘pirata’ era um personagem que sempre agradava, tanto a meninos, meninas, como também a adultos e a todos os estilos culturais. Voltei com um caderno cheio de anotações e ideias”.

Rafael procurou conceber cada pirata com traços fortes e distintos entre eles. “O Barnabé é um marujo medroso que sempre tenta ajudar, mas acaba fazendo uma trapalhada, o que o torna muito engraçado. Já o capitão Pantufa é um pouco acomodado, mas mesmo assim ainda é o responsável por decisões importantes em alto mar devido a sua vasta experiência em batalhas antigas. E a Espadinha é a personagem mulher dentro de um navio pirata onde as mulheres são muito bem-vindas. Ela nos mostra a força feminina; é guerreira e hiperativa. É ela quem se preocupa com o fato de estarem todos acomodados. E então ajuda a florescer, em toda a tripulação, o sentimento de ir além”.

Mas no meio de toda essa algazarra, há a transmissão de mensagens nobres e que certamente serão carregadas por toda a vida. Lições sobre reciclagem e os prejuízos de se jogar lixo no mar, por exemplo. Mas principalmente, ensinamentos contra a preguiça. Muito inspirados na trajetória de Capitão Pantufa, um antigo guerreiro dos sete mares, mas que hoje encontrou seu porto seguro. Assim, ele prefere tirar seus cochilos na hora do almoço ao invés de perseguir grandes novas aventuras. Até que sua companheira de viagem, Espadinha, encontra um meio de confrontá-lo para que abandone esse estado de inércia total. Ela acaba de encontrar, afinal, um mapa do tesouro e quer que a tripulação saia em busca desse novo objetivo.

Classificação indicativa: 3 anos. Ingresso: R$ 40,00 (inteira). Local: Avenida Higienópolis, 618 – Shopping Pátio Higienópolis. Mais informações no telefone 3823-2323.

Deixe um comentário

*