Aberto desde 2005, o Planetário do Carmo é o mais moderno da América do Sul. Em Itaquera, tem capacidade de projetar estrelas, planetas do sistema solar, a Via Láctea, galáxias, nebulosas.
O equipamento é de ponta, o projetor Universarium VIII, fabricado por uma empresa alemã, reproduz imagens em uma cúpula com 20 metros de diâmetro, se equiparando aos da Europa e Nova Iorque. Em um ambiente desse, deve ser difícil não soltar um Houston, we got a problem de 5 em 5 minutos.
Após passar por reformas e ser aberto ao público novamente em maio de 2016, o Planetário voltou a disponibilizar seu espaço que mede 1.750m², comportando uma sala de 230 cadeiras de diferentes inclinações, o que permite uma boa visão da cúpula a qualquer um que decide fazer uma visita gratuita.
Mas a possibilidade de se divertir também é estendida ao lado exterior do lugar, atrás do planetário. Pela explanada cósmica, os visitantes podem fazer uma observação monitorada do céu e atividades ligadas à astronomia através de dois telescópios. O espaço conta, de tempos em tempos, com palestras que debatem o surgimento do universo ou outros assuntos relacionados.
Diferente do Planetário Ibirapuera, que tem uma pegada mais adulta durante as sessões por usar um narrador durante os 40 minutos do roteiro, o Carmo apela mais às crianças. É explicado de forma lúdica sobre as constelações, tornando-as mais fáceis de serem vistas. Então, caso haja pequenos no planejamento, é uma ótima opção de entretenimento. Abre às quartas e quintas-feiras, das 10 às 17 horas e aos sábados, das 12 às 17 horas.
Atualmente, é difícil achar alguém em meio às ruas de São Paulo com a cabeça inclinada observando o céu e as estrelas, ainda mais com tantos empecilhos visuais como os edifícios gigantescos e a poluição dessa metrópole. Tirar um dia e aproveitar um passeio como esse é entender mais sobre o universo que vivemos e assustar-se com quão pequeno o ser humano e seus problemas são em comparação com todo o resto. E, claro, não se esquecer de usar a oportunidade para fazer uma visita ao Etevaldo, o cara legal.