Os Monólogos da Vagina

Os Monólogos da Vagina

O espetáculo “Os Monólogos da Vagina” estará no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé, a partir do próximo dia 18 e ficará em cartaz até 3 de fevereiro. Com Maximiliana Reis, Cacau Melo, Sônia Ferreira e Rebeca Reis, a peça terá apresentações de sexta, às 21h30; sábado, às 21 horas; e domingo, às 19 horas.

Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas o espetáculo tornou-se fenômeno mundial. Depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora Eve Ensler, em todo o mundo, abordam de maneira extremamente bem humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade.

A estreia brasileira desse fenômeno teatral aconteceu em 7 de abril de 2000, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. A genialidade de Miguel Falabella na adaptação e direção do texto o tornou o primeiro diretor no mundo a escalar três atrizes para, ao mesmo tempo, encenarem as narrativas das entrevistas originais colhidas por Eve Ensler.

Eve escreveu o texto para “celebrar a vagina”, mas o propósito do espetáculo transformou-se de uma simples performance comemorativa sobre vaginas e feminilidade em um enorme movimento mundial para acabar com a violência contra as mulheres. O espetáculo, desde então, tornou-se fenômeno mundial, sendo inclusive apresentado em países islâmicos, considerados muito fechados para tal contexto, incluindo Egito, Indonésia, Bangladesh, Malásia e Paquistão.

O texto ganhou, em Nova Iorque, o prêmio “Obie Award”, na categoria Melhor Espetáculo Inédito, e em apresentações beneficentes teve em seu cast estrelas, como Jane Fonda, Susan Sarandon, Glenn Close, Melissa Etheridge, Whoopi Goldberg e até Oprah Winfrey.

Para Miguel Falabella, a proposta de mergulhar neste universo e resgatar a liberdade e dignidade da expressão feminina lhe encantou. Ele afirmou gostar de mulheres e de suas vidas secretas, de suas formas que sangram e se dilatam e nutrem toda a vida. “Esta peça é um resgate, um afago e um carinho para todas as mulheres e homens que se respeitam e tentam trilhar os difíceis caminhos de um grupo social injusto e desumano”, completou.

A autora já escreveu inúmeros artigos para Glamour Magazine, The Guardian, Marie Claire, Huffington Post, Washington Post, Utne Reader, e assina regularmente uma coluna na O Magazine, de Oprah Winfrey.

Dentre as várias conquistas, destacam-se um prêmio da Fundação Guggenheim e um “Obie Award”, um dos mais importantes prêmios de teatro de Nova Iorque. Em novembro de 2009, Eve foi eleita uma das “Melhores Líderes” pela US News & World Report’s, em conjunto com o Centro para Liderança Pública da Harvard Kennedy School, e, em 2010, ela entrou para o ranking das “125 Mulheres Que Mudaram Nosso Mundo”, segundo a Good Housekeeping Magazine.

Ingressos: R$ 80,00 (inteira). Grupos e caravanas: rmbrasileventos@uol.com.br ou 99286-5010. A bilheteria volta a funcionar no dia 16. Local: Rua Padre Estevão Pernet, 588. Mais informações no telefone 2227-1025.

Deixe um comentário

*