As restrições impostas pelo Governo de São Paulo aos estabelecimentos comerciais classificados como não essenciais, por causa da Covid-19, levaram os micro e pequenos empreendedores à reinvenção. A saída para muitos foi investir na venda on-line. De olho nesta necessidade e para ajudar – principalmente – o comércio de bairro, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) desenvolveu o Vitrine Sampa, serviço exclusivo para os associados venderem seus produtos ou serviços na internet.
VENDER E FATURAR
No Vitrine Sampa, em poucos passos já é possível vender e faturar. Dados da pesquisa da Ebit|Nielsen mostram que em 2020, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre, a maior alta em 20 anos. As medidas restritivas foram determinantes para esta elevação, que apontou também crescimento de 39% no faturamento (90,8 milhões) em relação ao primeiro semestre de 2019.
PEQUENOS LOJISTAS
Com o Vitrine Sampa a ACSP pretende fortalecer o negócio de pequenos lojistas, comerciantes, empreendedores e profissionais liberais de diferentes segmentos. “Nosso associado terá mais alcance para seu produto e serviço. Estamos falando de uma ferramenta segura e que foi pensada para facilitar a vida do empreendedor que não tem sua própria loja virtual”, afirma o presidente da entidade Alfredo Cotait Neto. O idealizador do projeto é Roberto Mateus Ordine, vice-presidente da ACSP.
OPÇÕES DISPONÍVEIS NO SITE
Entre as opções que estão disponíveis para venda no site são artigos de vestuário, calçados, eletrônicos, acessórios, móveis, produtos de alimentação e de beleza. A plataforma conta com as alternativas de envio usuais em e-commerce e tem como diferencial o Vitrine Entrega, ferramenta da ACSP que oferece frete com valor fixo de R$ 10 e entrega em até dois dias úteis na capital e Grande São Paulo.
SERVIÇO DE FOTOGRAFIA
Os associados contam ainda com o serviço de fotografia e auxílio no cadastro dos produtos para facilitar a venda e atrair os clientes. Para ativar a loja no site o associado deve preencher os dados pessoais da empresa como o CNPJ ou código de associado, razão social, contatos telefônico e de e-mail. Ao finalizar, um e-mail é enviado para confirmar o cadastro.