Em outubro, a Gazeta da Zona Leste (GZL) havia denunciado os problemas gerados aos moradores da Vila Prudente, após o fechamento do terminal de ônibus localizado entre as ruas Trocari, Ibitirama e Avenida Paes de Barros. Conforme a reportagem, apesar do local ter sido extinto, duas linhas de ônibus, a 3160-10 Terminal Parque Dom Pedro/Terminal Vila Prudente e a 2101-41 Praça Silvio Romero/Terminal Vila Prudente, estavam utilizando o terminal.
ACESSIBILIDADE
Como os coletivos paravam no local, muitos passageiros circulavam pelas ruas e calçadas próximas. No entanto, a falta de acessibilidade nos passeios fazia com que os pedestres ficassem em risco. De um lado, por causa das obras do Metrô, era impossível transitar sobre o calçamento. Do outro, os ônibus estacionados dificultavam o acesso às calçadas.
O OUTRO LADO
Um mês depois da GZL ter apontado o problema, a São Paulo Transportes (SPTrans) informou que, em razão das obras da linha 15 do Metrô Monotrilho, que estão sendo realizadas no Terminal Vila Prudente, as linhas que operavam no interior desse terminal foram transferidas/alteradas para as imediações, no período de 22/03/2013 a 11/05/2013.
A linha 5109/10 Terminal Vila Prudente – Terminal Mercado foi para a Rua Cavour (Terminal Provisório). As linhas 3021/10 Pq. Bancário – Vila Prudente e 3024/10 Vila Industrial – Vila Prudente foram para a Rua Itamumbuca, lateral da Estação Vila Prudente do Metrô. A 3160/10 Terminal Vila Prudente – Terminal Pq. D. Pedro II foi para a Rua Ibitirama, lado oposto ao nº 88.
ALTERAÇÃO
Conforme a SPTrans, ainda, a linha 2101/41 Pça. Silvio Romero – Vila Prudente circular – atendia, de passagem, o Terminal Vila Prudente pelo seguinte itinerário: normal até a Avenida Paes de Barros, Rua Trocari, Rua Imbariê, Rua Ibitirama, Praça Padre Damião, prosseguindo normal. Após o início das obras, a linha passou a circular da seguinte forma: normal até a Avenida Paes de Barros, Rua Ituverava, Praça Dr. Heráclito Corrêa de F. Netto, Rua Ibitirama, Praça Padre Damião, prosseguindo normal.
REORGANIZAÇÃO
A SPTrans revelou que não foram identificados pela fiscalização locais que dispunham de condições superiores as atuais, situação que permanece inalterada. Essas linhas e as demais que operam na região de Vila Prudente fazem parte do estudo de reorganização do transporte coletivo, em função da implantação no novo Terminal Vila Prudente.