Passageiros de ônibus que residem na região da Vila Prudente querem mais atenção da SPTrans para a linha de ônibus 524L/10 “Pq. São Lucas – Tatuapé”. Segundo eles, que costumam pegar o transporte por volta das 9 horas, quando ele passa pela Rua Domingos Afonso ou pela Avenida Sapopemba, entre outras ruas, é preciso esperar pelo menos 40 minutos até que o coletivo passe por estes locais. Para Eliane de Souza, mesmo assim, quando o ônibus chega não há condição de entrar, pois está superlotado.
FURTO
As mulheres que se arriscam em utilizar o transporte, por falta de opção, reclamam das tentativas de furto de celulares e atos ‘libidinosos’ por parte de alguns passageiros. Conforme Eliane, um dos cobradores da linha chegou a afirmar que nem sempre era possível manter os três ônibus existentes para o percurso, pois um deles de vez em quando quebrava.
CONDIÇÕES
Outras reclamações dos usuários do coletivo estavam relacionadas ao tamanho dos ônibus colocados na linha e ao tempo de uso dos mesmos, pois, segundo eles, os veículos parecem estar ultrapassados. Diante disso, os passageiros questionaram se havia como melhorar as condições do transporte e se a empresa responsável pelo percurso acompanhou o crescimento da população local.
O OUTRO LADO
De acordo com a assessoria da São Paulo Transporte (SPTrans), a linha 524L/10 “Pq. São Lucas – Tatuapé” é de responsabilidade do Consórcio Aliança Cooperpeople e a mesma foi reprogramada em 14/12/2013. Na ocasião, conforme a assessoria, houve acréscimo de partidas e a linha passou a operar com frota de nove veículos, sendo um midiônibus e oito miniônibus, com intervalo médio de 12 minutos, no pico da manhã, e de 15 minutos no entrepico e no pico da tarde.
DEMANDA
A SPTrans informou que a linha está programada conforme o padrão médio de ocupação de passageiros em pé por veículo no sistema e dimensionada para atender a demanda existente.
Quanto à idade média da frota dessa empresa, a assessoria revelou que é de dois anos e dez meses, dentro do estabelecido pelo Contrato de Permissão do Serviço de Transporte Coletivo Urbano de Passageiro.
MULTA
A São Paulo Transporte ressaltou que o Consórcio está substituindo gradativamente a frota de miniônibus em operação nas linhas por veículos de maior capacidade, a fim de melhorar o atendimento. Sobre as outras reivindicações, a SPTrans salientou que irá determinar uma vistoria técnica sobre a linha mencionada. Caso sejam constatadas as irregularidades apresentadas, as práticas serão corrigidas e a empresa será autuada e multada conforme prevê o Regulamento de Sanções e Multas (Resam), que rege os contratos em vigor.
Essa linha 524l-10, está cada vez mais precária, com falta de carros, muitos deles por quebra, sao velhos, barulhentos, sempre atrasam, tem dia que a linha roda com 6 ou 7 carros, passa a cada 30 a 45 minutos.