A falta de manutenção do Viaduto Carlos Ferraci (antigo Viaduto Azevedo), no Tatuapé, está entre as reclamações mais constantes dos moradores do bairro. Em um momento porque o mato está crescendo junto às trincas do cimento, em outro por causa de ondulações e buracos no asfalto. Sem contar a questão dos sacos de lixo e entulho que muitas pessoas insistem em deixar ao lado da passagem de pedestres. Como se não bastassem tantos problemas, na semana anterior alguns pedestres avisaram que as grades de proteção para quem atravessa a passagem estão soltas.
RISCO DE CAIR
Segundo o representante comercial e morador do bairro, Geraldo de Jesus Carvalho, há alguns meses os pedestres estão correndo risco de cair do viaduto, no entanto a Secretaria de Infraestrutura e Obras não tem dado a devida atenção ao ponto de passagem. “Muitas crianças e idosos costumam utilizar o local para chegar à Avenida Celso Garcia ou fazer o caminho inverso, até a Avenida Azevedo. Com isso, o risco de alguém se apoiar nas grades e ocorrer uma tragédia é grande”, avisou Carvalho.
ILUMINAÇÃO
A reportagem desta Gazeta caminhou sobre o viaduto e percebeu que algumas pessoas chegam a andar pelo asfalto por medo de tropeçar diante do passeio irregular. Outras tentam ficar afastadas das grades, mesmo assim preocupam-se quando passa algum veículo pesado, já que o viaduto tende a balançar mais. À noite as dificuldades aumentam, pois a iluminação é falha e nem sempre pode-se enxergar os problemas.
REVISÃO
Diante destas questões, o representante comercial pede que a Prefeitura faça uma revisão técnica sobre o viaduto e também nas pilastras de sustentação. “Como muitas empresas se utilizam da passagem para transportar seus produtos ou materiais, o tráfego de caminhões é frequente. Com o tempo, a estrutura acaba sofrendo desgastes e necessita de manutenção”, ressaltou.
SEGURANÇA
Para Carvalho, o Viaduto Carlos Ferraci é um exemplo de como esses meios de ligação entre os bairros precisam ser observados por engenheiros especializados pelo menos a cada cinco anos. “Assim deve ser feito com os viadutos Antonio Abdo, Aricanduva (Alberto Badra), entre outros, principalmente no quesito segurança, uma vez que eles recebem um grande fluxo de veículos e também de pedestres em alguns casos”, sugeriu.