O prefeito Fernando Haddad encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a concessão administrativa da área da ex-metalúrgica Gazarra, na Avenida Jacu Pêssego, 2.630, Itaquera, à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para instalação de campus universitário da Zona Leste.
A antiga metalúrgica, que faliu na década de 90, abrigava um terreno de 163 mil metros quadrados. Em 2009, após incessantes buscas de imóveis na região, o “Movimento pela Unifesp” escolheu o terreno da Gazarra.
CONVÊNIO
Um ano depois, o local foi declarado de utilidade pública, mas o processo de desapropriação da Prefeitura, que resultou na aquisição do imóvel, ocorreu somente há dois meses. Em janeiro foi celebrado o convênio entre a Prefeitura e o governo federal, em que a condição é a cessão pela administração municipal da área para viabilizar a instalação da universidade pelo Ministério da Educação (MEC).
DESENVOLVIMENTO
A proposta de concessão é de 90 anos. A partir da assinatura da cessão, a Unifesp se compromete a apresentar, no prazo de um ano, os projetos das edificações a serem construídas. A partir das aprovações, o prazo de conclusão das obras é de três anos.
Haddad informou que os diversos órgãos municipais se pronunciaram favoravelmente a medida, que trará benefícios para o desenvolvimento social e econômico na região e na cidade. O projeto vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, antes de chegar ao plenário.
AJUDA PARLAMENTAR
O Movimento pela Unifesp Leste, que nasceu há quatro anos, tem o padre Ticão, da Paróquia São Francisco de Assis, de Ermelino Matarazzo, como coordenador geral. De acordo com a presidente da Frente Parlamentar pela Unifesp Leste, vereadora Juliana Cardoso, o prefeito confirmou seu compromisso e agora espera receber ajuda dos parlamentares.