Motoristas que circulam por avenidas como Radial Leste, Regente Feijó, Aricanduva, Amador Bueno da Veiga, Assis Ribeiro e Jacu-Pêssego, pertencentes às regiões do Tatuapé, Penha e Carrão, entre outras, devem ficar atentos às mudanças que deverão ser implementadas no rodízio municipal de veículos a partir de abril.
HORÁRIOS
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apesar de estar previsto o aumento da zona de restrição, o número de dias e placas não será aumentado. O objetivo da Prefeitura, com o projeto, é o de diminuir a circulação de carros nas regiões mais periféricas da cidade, mantendo os mesmos horários de atividade definidos anteriormente, ou seja, das 7 às 10 horas, e das 17 às 20 horas.
MAIS DE 300 KM
Com a decisão da Secretaria Municipal de Transportes, mais de 300 quilômetros de vias estarão incluídos no sistema de rodízio. Isto obrigará os motoristas a começarem a buscar alternativas de tráfego fora das avenidas consideradas arteriais. Outra opção é utilizar o transporte coletivo, optando por ônibus, metrô ou trem.
CORREDORES
Nos horários de pico, da manhã e da tarde, com o funcionamento dos corredores de ônibus, a circulação de automóveis tem se tornado cada vez mais restrita. Como o número da frota de carros tem aumentado com o passar dos anos, consequentemente os grandes congestionamentos na cidade têm acompanhado esse crescimento. No ano passado, por exemplo, a cidade atingiu o índice recorde de 300 quilômetros de filas por volta das 19h30.
VELOCIDADE
De acordo com estudo do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, com o aumento do perímetro do minianel viário, a velocidade média dos veículos em toda a cidade aumentaria em 8,5% e haveria diminuição de 13% nas filas e congestionamentos. Nas vias arteriais, avalia o documento, o ganho de velocidade seria de 12% e a queda no volume de trânsito de 20%.
SEIS MIL PLACAS
Antes de implantar a medida a CET deverá iniciar a colocação de novas sinalizações para indicar as áreas de restrição, principalmente as ruas que não faziam parte do projeto. Ainda não está definido o modo de operação, mas conforme a SMT é possível que seja adotada a fiscalização educativa, a princípio sem autuações e com ações de orientação junto aos motoristas.
Estão previstas mais de 6 mil placas de trânsito (de advertência, regulamentação e educativas) e quase 2 mil m2 de sinalização horizontal. Em um dos modelos apresentados pela Prefeitura o motorista terá o aviso pintado no asfalto, sobre o início da zona de restrição, e no alto uma placa que mostra os dias da semana e horários restritos de circulação.
Lamentavelmente o CET é incompetente para gerir o transito. Primeiro restingem a velocidade das vias impactando o trânsito, depois aumentam as faixas de onibus sob alegação de agilizar a viagem disfarçando assim a vergonhosa falta de ônibus. Depois em ruas de apenas duas faixas tornam uma exclusiva onde passa um ônibus por hora (esta faltando ônibus) . Finalmente assinam a incompetencia pois cada quarteirão de 100 mts tem um farol totalmente desincronizado com os demais. Conclusão tornam o trânsito um caos, criando uma população de loucos, extressados, se matando nas ruas, apenas para justificar o cabidão de emprego politico. Lamentável.