Pergunta: pra você, leitor, quais medidas seriam necessárias para melhorar o trânsito no Tatuapé? Quem anda todos os dias de carro pelo bairro sabe bem o tamanho da dimensão do problema.
Além das filas quilométricas que se formam em ruas como Antonio de Barros, Itapura, Cantagalo, Emilia Marengo, Serra de Bragança e Francisco Marengo, só para citar algumas, o motorista sabe que terá dificuldades para encontrar a sinalização, tanto de solo, quanto de placas, em ordem, de trafegar em uma rua sem buracos ou imperfeições, e que precisará ter muita paciência para atravessar em determinados cruzamentos.
Se precisar estacionar, a dificuldade será ainda maior para encontrar uma vaga, caso não tenha estacionamento no local em que deseja ir ou próximo. Sem falar que o horário de pico agora também pode ser notado entre meio-dia e 13h30. E nem mesmo o sábado escapa do trânsito intenso.
Por isso, uma dica é sair com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado ao compromisso que tiver hora marcada, mesmo que a distância entre o local de partida e de chegada tenha, no máximo, três ou quatro quarteirões.
PERGUNTAS À CET
O que diz a CET a respeito? Mais uma vez, a reportagem entrou em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego e perguntou se há algum projeto em andamento para amenizar o impacto dos veículos nas ruas do Tatuapé e, com relação ao horário de pico, como está sendo analisada a questão no bairro e se há alguma campanha em andamento para amenizar os problemas relacionados.
SEM PROJETO
A CET informou que desde o ano passado vem implantando o programa “CET no seu Bairro”, que prevê a manutenção e instalação de placas de trânsito, revitalização de faixas de travessia de pedestres, lombadas, colocação de rotatórias e recuperação de semáforos, para aumentar a segurança e criar novas alternativas viárias.
“Em cada um dos sete bairros abrangidos por vez pelo programa haverá um posto móvel da CET que funcionará como uma gerência itinerante de engenharia de tráfego, recebendo sugestões e trocando experiências com a comunidade.
Neste primeiro mês, a Zona Leste foi representada pela Vila Mara/Parque Paulistano e Jardim Mascarenhas de Moraes. Até o final deste ano, o ‘CET no seu Bairro’ deverá ter chegado a 70 bairros na cidade.”
A Companhia também destacou que tem projetos voltados à Educação de Trânsito, representados pelas atividades do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET).
“Aqui a proposta é promover eventos relacionados à conscientização por um trânsito mais seguro e gentil. As iniciativas de Educação de Trânsito ocorrerão em um grupo de escolas selecionadas nos bairros. Elas devem receber atenção especial com ações educativas e instalação de projetos de mobilidade e segurança viárias.”