O prefeito Gilberto Kassab veio à Zona Leste, precisamente, no bairro do Belém, na última sexta-feira, 28, para a solenidade de entrega de 15 alvarás de táxis adaptados para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida. As novas licenças fazem parte de 290 novos alvarás para taxistas que serão entregues na cidade, conforme determina a Portaria 113/12, e que prevê 58 novos táxis acessíveis. No total, a cidade passará a ter 93 veículos adequados para esta população.
BENEFÍCIO
O táxi acessível permite ao passageiro cadeirante fazer a viagem sozinho ou acompanhado por até duas pessoas. Outro benefício é que ele não precisa ser retirado da cadeira de rodas para entrar ou sair do carro, já que os táxis acessíveis possuem uma plataforma elétrico-hidráulica acionada por controle remoto, com sustentação de até 250 quilos. Os veículos estão em conformidade com as normas técnicas estabelecidas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e também por portarias editadas pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT).
Iniciado em 2009 com 35 veículos, o serviço de táxi acessível previa o atendimento exclusivo a pessoas portadoras de deficiência física. Já em fevereiro desse ano, os táxis acessíveis passaram a atender pessoas com mobilidade reduzida, permanente ou temporária, com deficiências visuais e auditivas, além de idosos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo. Para se ter ideia, uma das empresas de táxi que possui veículo adaptado estima ter realizado 54 mil corridas nestes três anos.
TARIFA
Os táxis adaptados contam com pontos livres em locais que apresentam maior procura pelo serviço, como o Aeroporto de Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê, Hospital das Clínicas e Hospital Albert Einstein. Da mesma forma como os táxis comuns, as corridas são tarifadas com bandeirada inicial de R$ 4,10, mais R$ 2,50 por quilômetro rodado. Todos os veículos atendem a Rádio-Chamada, pois estão vinculados às Cooperativas ou Empresas de Rádio-Táxi.
Além dos pontos livres, todos os veículos estão vinculados às cooperativas ou empresas de rádio-táxi. A listagem com os telefones pode ser consultada pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Departamento de Transportes Públicos (DTP) 2692-3302, 2291-5416, 2692-4094, pela internet, no site da Secretaria de Transportes.
ATENDE
Além dos táxis adaptados, o transporte público oferece serviços para garantir a qualidade de vida e a mobilidade das pessoas com deficiência. O serviço Atende, por exemplo, oferece transporte gratuito de porta a porta, destinado aos cidadãos impossibilitados de utilizar outro meio de transporte público. Trabalha atualmente com 388 vans que transportam mensalmente cerca de 100 mil pessoas, seja para o trabalho, estudo, consultas, fisioterapia ou atividades de lazer.
Sonho com um taxi desse, para um dia poder ajudar as pessoas. É uma grande ideia.