O Projeto City Câmeras é a aposta da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) para promover a vigilância eletrônica na cidade. Apesar de estar presente no Tatuapé, o plano não tem o alcance desejado por moradores e comerciantes. Por enquanto, conforme a SMSU, a região que possui 8,2 Km tem adesão de 22 câmeras. Ou seja, milhares de ruas e avenidas ainda não foram atendidas.
De acordo com a Prefeitura, atualmente, 3.808 câmeras estão integradas ao sistema de monitoramento em toda a cidade. A Zona Leste conta com adesão de 808 câmeras, sendo 371 no Distrito Mooca, com dez câmeras na Água Rasa, 12 no Belém, 213 no Brás, 28 na Mooca, 86 no Pari e 22 no Tatuapé. A secretaria relata que aproximadamente três mil agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) acessam o monitoramento através da Central de Videomonitoramento, Cetel. O órgão adianta existir tratativas para expansão do projeto com a intenção de alcançar 7.500 câmeras integradas na cidade.
De acordo com a Prefeitura, a inclusão de câmeras em residências ou comércios precisa seguir alguns requisitos técnicos. A câmera precisa ter resolução de 720p – 1 Megapixel com no mínimo 12 fps (frames por segundo) e transmissão de imagem pelo protocolo de comunicação RTSP, disponível na maioria das câmeras IP e gravadores híbridos.
Também é necessário que as gravações sejam armazenadas na nuvem, possibilitando a transmissão das imagens para a Prefeitura sem o limite de acessos simultâneos e reprodução das imagens dos últimos 7 dias na nuvem.
A secretaria frisa, ainda, que o modelo operacional do sistema de vigilância funciona de forma integrada, de modo que as imagens são transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil) por um canal de comunicação de dados da internet, sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas.
O bairro do Tatuapé tem cerca de 95 mil habitantes, shoppings centers, estações de Metrô, concessionárias de veículos, supermercados, bares e restaurantes, escolas de idiomas, colégios particulares, faculdades, construtoras e incorporadoras, pet shops, academias, laboratórios e análises clínicas, clínicas de estética, entre outros serviços.