Na última quinta-feira, 13, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, recebeu a imprensa regional em seu gabinete para o lançamento do programa “CET no seu bairro – melhorando a mobilidade”. Durante a coletiva, além de falar sobre o plano, que pode ser conhecido com detalhes no site: www.cetsp.com.br, Tatto respondeu perguntas sobre os problemas relacionados a diversas regiões da cidade.
TRANSPORTE ESCOLAR
Sobre o Tatuapé, uma das questões estava relacionada ao espaço ocupado por peruas escolares, na frente de escolas, nos horários de entrada e saída, e pelos motoristas que, muitas vezes, preferem parar seus carros em fila dupla para deixar seus filhos na porta do estabelecimento de ensino. Para o secretário, cada caso é único, porém é preciso que as instituições se adaptem às questões de mobilidade e segurança dos estudantes. “É preferível que o transporte escolar estacione ao lado do portão de acesso, pois, caso contrário, o aluno terá de se arriscar na travessia da rua”, analisou.
“MARRONZINHOS”
Tatto revelou que este será um dos temas desenvolvidos dentro do plano de educação no trânsito, envolvendo pais, a escola, crianças e jovens diretamente. Além da presença de “marronzinhos” dentro das instituições, professores serão capacitados pela CET com o objetivo de alertar os estudantes sobre as dificuldades no tráfego.
MUDANÇA
Outro problema citado durante a entrevista dizia respeito às áreas de conversão criadas nas ruas de maior movimento. A Rua Itapura, que tem duas faixas de rolamento, por exemplo, ganha a terceira próximo da Rua Serra de Botucatu para os carros que queiram fazer a conversão à esquerda. No entanto, neste ponto costumam haver carros estacionados junto à esquina, atrapalhando principalmente os veículos maiores. Com relação a esse fato, o secretário afirmou estar ciente, contudo pretende eliminar aos poucos esses “gargalos”.
FISCALIZAÇÃO
Para finalizar, Tatto comentou a respeito de uma questão que é grave no Tatuapé, mas que recai sobre toda a cidade: a falta de fiscalização em ruas como a Antonio Macedo, por exemplo. Como o novo programa propõe mudanças, esta Gazeta quis saber de que maneira a CET irá acompanhar o respeito às regras a serem implantadas. Neste caso, o secretário admitiu existir falhas e completou dizendo haver uma lacuna de mais de 500 operadores de rua em São Paulo.
RADARES
Além de ter de preencher essa falta de agentes de trânsito, Tatto adiantou a existência de um processo licitatório para a instalação de mais 800 radares nas ruas a partir de março. Por fim, o secretário ressaltou sua pretensão em aumentar o número de guinchos da CET e ainda colocar câmeras dentro dos ônibus para flagrar os carros que por ventura invadirem as faixas exclusivas.