Acostumado a uma grande circulação de carros e pedestres, principalmente junto aos shoppings, comércios de rua, serviços, escolas e universidades, o Tatuapé teve várias calçadas reformadas pela Prefeitura, inclusive com a implantação do piso tátil, direcionado às pessoas de baixa visão ou cegas. Essa preocupação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no entanto, não teve continuidade em relação à implantação de semáforos sonoros. O bairro recebeu o projeto “Travessia segura”, próximo ao Shopping Boulevard Tatuapé, em 2019, mas os equipamentos não, como estava previsto em estudos de 2015.
CRUZAMENTOS DA ZONA SUL
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) os semáforos para pessoas com deficiência foram instalados em alguns cruzamentos da Avenida Sumaré, e nas regiões do Brooklin e Chácara Santo Antônio.
‘ROTAS DE ACESSIBILIDADE’
Conforme o órgão, existe um estudo para a ampliação do uso desse equipamento em outras áreas da cidade, as chamadas “Rotas de acessibilidade” nas regiões da Vila Clementino, Barra Funda, Marechal Deodoro, Ipiranga, Centro e Linha Azul do Metrô. Para a CET, essas rotas conectam as instituições frequentadas por pessoas com deficiência visual, com o transporte público e polos de atração da região. Correlacionado à segurança dos pedestres e à maior fluidez do tráfego, a reportagem questionou a Companhia de Tráfego sobre a possível implantação de semáforos inteligentes na região.
AUTOSSUFICIENTE
Essa tecnologia possui um sistema autossuficiente, portanto capaz de entender o fluxo de veículos, aumentando ou diminuindo o tempo dos semáforos. O tempo dos equipamentos é definido pelas informações armazenadas, que já conhecem os fluxos e os horários de tráfego mais intenso da região. Além de “ler” o trânsito, os aparelhos possuem aviso sonoro, sendo possível ouvir o momento em que o farol abre para pedestres e o momento em que ele está prestes a fechar, tornando o cruzamento mais seguro. O sistema também consegue detectar ambulâncias para garantir agilidade no transporte de vítimas de acidentes.
SISTEMA SEMCO
A respeito do Tatuapé ser beneficiado com esse modelo mais moderno, a CET informou que o início dos sistemas de controle de tráfego por computador teve sua implantação no ano de 1982 com o Sistema Semco (Semáforos Coordenados por Computador), com cerca de 470 cruzamentos interligados a uma única central de controle de tráfego.
IMPLANTAÇÃO DO CTA
A evolução deste sistema ocorreu a partir de 1997, com a implantação do projeto CTA (Central de Tráfego em Área) por meio do qual foram estruturadas cinco centrais de controle, geograficamente distribuídas de forma a atender às regiões da cidade, num total de 1.002 cruzamentos operando em tempo real com o apoio de câmeras de monitoramento de tráfego.
SISTEMA DE CONTROLE
O
órgão revelou, ainda, que a estrutura básica de um sistema de
controle de tráfego em tempo real é composta por um banco de dados
contendo os desenhos físicos e de lógica
das redes de
semáforos, uma rede de comunicação entre os equipamentos, sistemas
de leitura de fluxo e ocupação veiculares. Para a região do
Tatuapé, a CTA está localizada na Rua Francisco Marengo.
CET NÃO DISSE QUANTO CUSTA
No quesito custo de implantação do semáforo inteligente, a CET preferiu não se ater a valores. Informou existirem muitas variáveis, como análise da geometria do local, fases para compor o sistema, possibilidade de enterramento dos fios e se haverá interligação com outros semáforos.

