A revisão do Plano Diretor pode dar aos moradores a oportunidade de “ressuscitar” as avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. A opinião é do engenheiro e urbanista Vagner Landi, que defende a revitalização da primeira avenida citada, desde o Largo da Corcórdia até a Avenida Aricanduva. Para ele, além de se tratar de uma via histórica para a cidade, a Celso Garcia é responsável pela ligação entre o centro e o bairro da Penha.
MOMENTO DE COBRAR
Para o engenheiro, a Avenida Celso Garcia sempre foi um corredor de ônibus, desde 1965. “Agora, do que adianta criar um espaço condicionado aos coletivos, onde está previsto uma Operação Urbana?”, questiona. Landi ressalta que chegou o momento da população cobrar, pois o Plano Diretor foi deixado à parte por administrações passadas.
O urbanista lembra que a Operação Urbana é importante no sentido dela promover a parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada para revitalizar a região e todo o seu entorno. “Com o plano, é possível aumentar o potencial construtivo, atraindo grandes empreendimentos residenciais e comerciais”, revela.
FAIXAS EXCLUSIVAS
Segundo Landi, a secretaria responsável pelas obras poderá revitalizar a arquitetura local, além de criar projetos de fluidez de trânsito, implantação de monotrilhos e corredor de ônibus. A Prefeitura poderá, ainda, desenvolver pistas para automóveis e faixas exclusivas para motos e bicicletas, sem contar os projetos de drenagem urbana e acessibilidade.
DEGRADAÇÃO
Conforme o engenheiro, como muitos imóveis estão degradados e abandonados nestas avenidas, seria descabido o prefeito Fernando Haddad propor um projeto apenas de corredor de ônibus, esquecendo do entorno dos bairros do Brás, Mooca, Belém, Tatuapé, Parque São Jorge, entre outros, que podem ser revitalizados a partir da proposta de Operação Urbana.
TÚNEL
Outra solução proposta pelo engenheiro é a interligação das avenidas Celso Garcia e Amador Bueno por meio de um túnel passando por baixo do centro histórico da Penha, com 1,5 Km de extensão unindo, consequentemente, o centro de São Paulo e o bairro de São Miguel, ajudando a desafogar a Radial Leste.