Após um mês de eventos e festividades, o 357º aniversário do Tatuapé teve seu encerramento de forma grandiosa. O bairro teve muita coisa para comemorar e ao longo do mês de setembro contou com shows, homenagens, palestras, sessão solene na Câmara Municipal, eventos esportivos, Missa de Ação de Graça, exposição de fotos antigas, plantio de árvores, casamento comunitário, entre outros.
Um dos eventos mais concorridos foi a sessão solene realizada, no dia 9 de setembro, no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia, proposta pelo vereador Major Palumbo, contou com várias homenagens a autoridades, empresários e comerciantes do Tatuapé. Na sexta-feira, dia 5, data oficial do aniversário do bairro, o “Parabéns a Você” foi cantado no Quintal do Espeto, com homenagem a personalidades, show de música e apresentação do Coral Vozes do Tatuapé.
PRAÇA SÍLVIO ROMERO
A Praça Sílvio Romero também ganhou destaque nas festividades. O plantio de três mil mudas de plantas ornamentais e de árvores, fez com que o local ganhasse um colorido diferente. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição, conduzidos pelo padre José Mário, houve Missa de Ação de Graça e casamento comunitário.
Na Radial Leste, na alça de acesso da Avenida Salim Farah Maluf, junto ao totem “Eu Amo Tatuapé”, também houve o plantio de árvores. A ação realizada no sábado, dia 20, arborizou o local com 60 mudas de manacás e quaresmeiras.
VILA LUÍSA
Seguindo os eventos em comemoração dos 357 anos do Tatuapé, no sábado, dia 27, a Subprefeitura Mooca, a Associação de Moradores da Vila Luísa, o Movimento “Eu Amo Tatuapé” e a Unicid realizaram na Praça Juan Carlo Guardiola, na Vila Luísa, uma Feira de Saúde e Cidadania que obteve excelente aceitação dos moradores da região. Alunos da área de Saúde realizaram aferição de pressão sanguínea, testes de glicemia e hepatite, orientação de saúde bucal, além triagens fonoaudiológicas para audição, disfagia e alterações de linguagem. Os alunos do curso de Direito ofereceram orientação jurídica e os de Educação Física realizaram atividades.
O evento, que também contou com o plantio de mudas de árvores e homenagens aos moradores mais antigos, teve a presença do subprefeito da Mooca, coronel Marcus Vinícius Valério, que destacou a participação da população e a iniciativa das lideranças locais
LANÇAMENTO DO E-BOOK
Na última segunda-feira, dia 29, houve a apresentação do projeto do e-book “Eu Amo Tatuapé”, na Unicid. O trabalho colaborativo, realizado em uma parceria estratégica com o Grupo de Líderes do Tatuapé, pretende preservar a história e a cultura do bairro e está sendo desenvolvido pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina Veterinária e Propaganda e Marketing, em suas atividades de Itinerários Extensionistas.
Além dos alunos, o evento contou com a presença de Lucas Sanchez, representando a Subprefeitura Mooca, e de lideranças do Movimento “Eu Amo Tatuapé”, que foram recepcionados pela reitora da universidade, profa. ma. Andreia Maura Frei de Lira e pela diretora de Relações Institucionais, profa. dra. Maria Elisabete Saldanha.
IDENTIDADE DO TATUAPÉ
O projeto, que está sendo orientado pela profa. ma. Ana Cristina Gentile Ferreira e pelo prof. dr. Thiago Azzi Collet, vai mapear patrimônios materiais e imateriais que definem a identidade do Tatuapé, analisar o impacto histórico, cultural arquitetônico e social no desenvolvimento do bairro e garantir a preservação das memórias coletivas para futuras gerações.
Durante as entrevistas qualitativas o grupo já conseguiu elencar os cinco pontos considerados mais marcantes pela população na região, que são, pela ordem: Praça Sílvio Romero, Shopping Anália Franco, Ceret, Parque do Piqueri e Igreja N. Sra. da Conceição. O trabalho deverá ser concluído até o fim do semestre.



