A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realiza, até o dia 4 de outubro, a 4ª edição da Semana Animal SP, com programação ampliada e diversos serviços gratuitos para os animais domésticos e, desta vez, também para a saúde da população.
O evento, que ocorre de forma simultânea em todo o município, também celebra o Dia Mundial Contra a Raiva (28 de setembro), o Dia Internacional do Morcego (1º de outubro) e o Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).
Além de vacinação antirrábica, haverá emissão do Registro Geral do Animal (RGA), identificação por microchip e emissão de termo de castração. Todas as Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) estarão com horário de atendimento ampliado.
Para estimular o engajamento, quem participar do evento no complexo Cosap/DVZ até o dia 4 de outubro, receberá na entrada o “Passaporte Animal”, a ser carimbado, atestando a participação do munícipe em cada serviço ou atividade realizada nas diferentes tendas e pontos de atendimento. Ao término do percurso, o munícipe que completar todo o passaporte, receberá o certificado “tutor responsável”.
Programação educativa e interativa
Entre as novidades da programação, está prevista a “Trilha do Saber”, uma atividade que expõe diversas situações propensas à proliferação do mosquito Aedes aegypti, orientando o público sobre como identificar e eliminar esses focos prevenindo doenças.
Outra novidade desta edição é a vertente acadêmica. Além de serviços e atrações, a Semana Animal pretende incluir no calendário da cidade, também a discussão de conteúdos relevantes para profissionais da área da Saúde. As palestras, que ocorrem de forma presencial, terão dois eixos como temas centrais: Vigilância em Saúde e Saúde Única.