Na semana passada um leitor denunciou a ocorrência de roubos no Parque Linear Rio Verde-Jacu, em Itaquera, próximo à Arena Corinthians. Segundo ele, que preferiu não se identificar, como as pistas de caminhada e corrida estão sem acabamento, os frequentadores são obrigados a fazer um percurso externo ao parque e se tornam alvos fáceis dos bandidos.
DESCONFORTO
O leitor ressaltou, ainda, o fato das quadras poliesportivas estarem cheias de areia e de outras grandes áreas que não têm equipamentos e ficam subutilizadas. Além disso, ele reclamou do mato alto que também acaba gerando um desconforto aos moradores da região e visitantes. Após apresentar, em parte, a realidade do local, o reclamante solicitou providências da Policia Militar e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Há mais de um ano o entorno sofre com a presença de usuários de droga, principalmente junto da Avenida Miguel Inácio Couri.
PRISÕES
A área de lazer faz parte da Operação Urbana Rio Verde-Jacu, que inclui diversos projetos estruturais para a região, bem como a interligação da ciclovia da Avenida Radial Leste, com o parque linear homônimo e o Parque do Carmo. Diante do desenvolvimento de Itaquera, em termos viários, e do possível crescimento do número de visitantes à região, a reportagem indagou a PM sobre dados relativos à segurança, rondas, prisões e apreensões no local.
O OUTRO LADO
A Polícia Militar esclareceu que realiza o policiamento ostensivo preventivo no Parque Linear Rio Verde-Jacu, por meio dos mais diversos programas de policiamento existentes na instituição (Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rocam – motos), sempre objetivando a diminuição dos crimes.
Com relação ao risco exposto pelo leitor, de caminhar pelo parque, a PM revelou que, entre os meses de outubro de 2013 e janeiro de 2014, houve três registros de roubos. Por conta disso, a instituição reiterou à população que informem os casos de crimes. Conforme a assessoria é através do estudo destas estatísticas que o planejamento operacional é realizado.
Sobre os outros pontos apontados pela reportagem, a assessoria explicou que os policiais militares da 2ª Companhia do 39º BPM/M, responsáveis pelo policiamento naquela região, prenderam, em flagrante, 305 pessoas e retiraram das ruas 24 armas de fogo, segundo dados gerais de toda a Companhia.
Levei meu filho para andar de skate nesse parque para nunca mais.
Parque novo, mas já abandonado!!