A Feira de Arte e Artesanato de São Miguel está de volta. Com base na Portaria nº 002/SP-MP/2014, o evento irá ocorrer em caráter experimental aos sábados, das 9 às 18 horas, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra (antiga “Praça do Forró”). Por enquanto, segundo a assessoria da subprefeitura da região, entidades ligadas aos artesãos e artistas estão se organizando para participar da seleção que irá estabelecer quem poderá utilizar o espaço. Conforme a assessoria, também, ainda não há uma data para o início das atividades. Ela adiantou, porém, que as pessoas interessadas em se inscrever podem procurar a praça de atendimento da subprefeitura para se informar a respeito dos documentos necessários.
APOIOS
Desde 2009 os artistas da região vêm se organizando com o intuito de manter um trabalho permanente de apresentação de suas obras, com o apoio da subprefeitura, da Câmara de Animação Econômica de São Miguel Paulista, da Associação Cultural Beato José de Anchieta, da Igreja de São Miguel e da Associação Camélias de Desenvolvimento e Valorização Humana.
TURISMO
Na época, o projeto da Feart de São Miguel contou com a participação de 20 expositores que puderam apresentar suas obras no Mercado Municipal Dr. Américo Sugai. Em 2012, inspirados no plano que instaura a feira como polo turístico e cultural na região, o grupo de artesãos criou um movimento que culminou na possibilidade deles utilizarem, todos os sábados, a Praça Adilson Aparecido da Silva como área de exposição.
QUARENTA VAGAS
O evento aconteceu até setembro, pois mesmo com todas as iniciativas propostas para atrair o público, não foi possível chamar a atenção da comunidade, que não compareceu ao local para prestigiar os artistas. Com isso, no dia 3 de outubro a feira foi suspensa.
Agora, com a publicação do projeto no Diário Oficial do Município, ficam estabelecidas as novas regras de ocupação da antiga “Praça do Forró”. De acordo com o documento, serão disponibilizadas 40 vagas, as quais serão preenchidas obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Decreto nº 43.798/03, podendo este número ser ampliado ou reduzido.
DIVISÕES
Os espaços serão divididos da seguinte forma: artesanato – 20 vagas, artes plásticas – 10 vagas e comidas típicas – 10 vagas. As instalações deverão seguir um modelo padronizado, com barracas de 2 metros por um, lineares, e com cores diferenciadas para cada grupo. Outra regra, que deverá ser cumprida rigorosamente, está relacionada a obrigatoriedade de conservação do espaço, especialmente no que tange à questão da limpeza pública. No caso do grupo responsável pela comercialização de alimentos, devem ser seguidas as normas publicadas no Código Sanitário Municipal de Alimentos.
SERVIÇO
A Subprefeitura de São Miguel fica na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, telefone 2297-9200.
Quando será a próxima feira de artesanato na praça.
É só na subprefeitura que se faz inscrição.