A Prefeitura deu início às obras de recapeamento na cidade. Com o fim do período de chuvas, a Superintendência das Usinas de Asfalto iniciou o serviço em 52,3 km de ruas, avenidas e corredores de ônibus na capital. No total foram investidos R$ 36,6 milhões para o recapeamento de mais de 550 mil metros quadrados de vias. Nesta primeira etapa foram priorizadas para receber o asfalto novo, vias como a Rua Canuto do Val, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, Avenida do Cursino, Avenida Nordestina e a Avenida Vereador João de Luca.
Os corredores de ônibus das avenidas Imirim, Celso Garcia, Coronel Rodovalho, Carlos Oberhuber, Itaberaba, e das ruas Rubem Souto de Araújo, Elvira Garrelli Wafae, Viriato Leão de Moura, além da Praça Cristina Boemer Rochel, também receberão os serviços após serem indicadas pela Secretaria de Transportes.
FRESAGEM
O serviço consiste na fresagem do asfalto antigo e na colocação de um novo revestimento, além da reforma de guias e sarjetas nos locais que necessitarem desses reparos. As vias com tráfego mais intenso, como os corredores de ônibus, estão recebendo o asfalto borracha, que é mais duradouro e adequado para o volume de veículos que passa pelas mesmas. As ruas foram incluídas na programação pelas 31 subprefeituras que priorizaram as necessidades dos locais sob suas jurisdições.
CONTROLE
A massa asfáltica aplicada possui controle laboratorial com constante verificação de qualidade e recentemente teve suas medidas revisadas em conjunto com pesquisadores da Universidade de São Paulo. As obras acontecem em horários definidos pela CET. Geralmente, em grandes avenidas, só é permitido trabalhar das 22 às 5 horas, para amenizar o impacto no trânsito. Em vias com menor volume de tráfego esse serviço acontece durante o dia.
CONCLUÍDOS
Os serviços já foram concluídos nas ruas Venâncio Poletti, Rosalina Roschel, Georgia Bochiglieri, Harry Dannenberg, Itapitanga, Virato Leão de Moura, Elvira Garrelli Wafae, e Avenida Carlos Oberhuber, além do entorno da Praça Cristina Boemer Rochel.
OUTRAS RUAS
As outras ruas que receberão o serviço são: Rua Aurora das Dores, da Rua Curuena até Avenida Cipriano Rodrigues (535 m); Rua Manoel Luis de Vergueiro, da Avenida Rio das Pedras até Avenida dos Nacionalistas (1.300 m); Avenida Nordestina, da Rua General Americano Freire até Rua Comendador Antônio Manzi (1.891 m); Rua Harry Dannenberg, da Avenida Itaquera até Avenida Afonso de Sampaio e Souza (1.400 m); Rua Itapitanga, da Avenida Itaquera até Rua Boleeiro (252 m); Rua Boleeiro, da Rua Lagoa Taí Grande até Rua Rio Oeste (235 m); Avenida Marechal Tito, trecho 5 Córrego Itaquera até Rua Gendiroba (950 m); Avenida Manuel dos Santos Braga, da Avenida São Miguel até Rua Trevo de Santa Maria (1.100 m); Avenida Ragheb Choffi, da Rua Antônio Assunção Ferreira até Rua Humberto Allen (564 m); Avenida Rodolfo Pirani, da Praça Serafino Correia até Estrada de Servidão Seis (1.045 m); Rua Costa Barros, da Rua Gaspar Barreto até Rua Antonio Marques Julião (1.100 m); Rua Nascer do Sol, da Estrada do Iguatemi até o final (1.085 m); Avenida Águia de Haia, da Avenida São Miguel até Rua Sonho Gaúcho (1.878 m); Rua Silva Teles, da Avenida Presidente Castelo Branco até Praça República da Coréia (1.768 m) e Rua Maria Tereza Assunção, da Avenida Cangaiba até Rua Cumbe (990 m).
Não entendo porque a Prefeitura não realiza o recapeamento da extensão total das avenidas acima mencionadas, cito os exemplos das Avenidas Águia de Haia onde o restante da avenida encontra-se em péssima situação, bem como a avenida Manuel dos santos Braga ocorre a mesma situação, não seria melhor fazer o serviço por completo???, realmente não entendo.
Tenho observado que com este novo revestimento asfáltico, quando vamos atravessar a rua ou estacionar, ficou uma elevação imensa na rua. E com isto formou-se um degrau da rua para calçada…acho perigosíssimo para os idosos, pois facilmente virarão os pés e até mesmo quem for sair do carro após estacionar terá dificuldades para sair . Observem isto na Avenida Celso Garcia entre as ruas Antonio Macedo e Rua São Jorge….para quem dirige, o asfalto parece interessante, mas a pergunta é? Houve orientação para o meio fio, para o espaço entre calçada e rua??? Se a cada revestimento asfáltico for feito sempre assim…daqui a pouco a rua ficará mais alta que as calçadas…eu esperava acomodação do terreno qdo fizeram da outra vez…mas não houve ..além disso para desviar destas elevações, os ônibus que trafegam em alta velocidade , invadem a pista na contra-mão vindo em cima dos carros na pista contrária..avenida celso garcia, entre ruas são jorge, antonio macedo e vitório ramalho são campeãs de motoristas de onibus imprudentes fazerem isto….pela manhã cedo e final de tarde…CET poderia ser mais presente no local tbm.