Policiais da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (CERCO) da 5ª Delegacia Seccional – Leste, deflagraram na última segunda-feira, dia 16, uma operação voltada ao combate à comercialização ilegal de produtos farmacêuticos realizado na região da Vila Matilde.
GRANDE REDE
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos uma arma de fogo, três automóveis, grande quantidade de produtos farmacêuticos — incluindo dermocosméticos, protetores solares e medicamentos sujeitos a controle especial —, além de documentos diversos e produtos contrafeitos, indicando atividade de comércio ilegal.
A investigação identificou que os produtos eram adquiridos de furto e roubos de farmácias e posteriormente ofertados em plataforma on-line, utilizando indevidamente o nome de uma grande rede farmacêutica (“Droga Leste”), o que levava consumidores a acreditarem se tratar de estabelecimento legalizado.
TRÊS PRISÕES
A ação resultou na elaboração de dois autos de prisão em flagrante. O primeiro por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação qualificada e crime contra a saúde pública (artigo 273 do Código Penal), envolvendo dois indiciados.
O segundo flagrante foi lavrado por receptação qualificada e também pelo artigo 273 do CP, envolvendo um indiciado.
Segundo o delegado titular do Cerco Leste, Filipe Soares Dutra Sousa, “as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e o alcance das fraudes.”


