O projeto de recapeamento de toda a extensão da Avenida Celso Garcia ainda não foi implementado. De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), primeiro o piso rígido (concreto) atendeu a 21 paradas de ônibus. Em seguida, a próxima intervenção do órgão complementará o restante das faixas exclusivas que ainda estão com asfalto. Depois, com base no Programa de Metas 2021-2024, após o término dessa fase das obras, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) dará continuidade ao recapeamento da avenida. Contudo, a Prefeitura não estabeleceu prazos para o início e finalização da recuperação das pistas.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO
Aliás, a Celso Garcia está incluída no Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária, no trecho entre a Avenida Aricanduva, na Penha, e a Rua Doutor Ricardo Gonçalves, no Brás, conforme prevê o Decreto Nº 61.417/2022.
PLATAFORMAS ELEVADAS
Sobretudo em continuidade às mudanças, no ano passado algumas plataformas foram elevadas para facilitar o embarque das pessoas com mobilidade reduzida nos ônibus. Além disso, nenhuma outra alteração está prevista para a avenida. Ou seja, as condições da iluminação e dos calçamentos continuam precárias. O mesmo vale para os prédios e casarões abandonados que contrastam com os condomínios novos de apartamentos prestes a serem entregues.
ENTULHO E LIXO NOS PASSEIOS
A empresária Cíntia Medeiros afirmou que a ideia de revitalização das lojas ficou no papel. “Não dá para entender o descaso com uma via que representa parte da história de São Paulo”, reclamou. Segundo ela, como não havia a Radial Leste, a Celso Garcia abrigou cinemas, grandes lojas, escolas importantes, entre outros estabelecimentos. “Hoje existem diversas moradias irregulares, entulho e lixo nos passeios, sem contar a falta de projetos de reurbanização”, apontou.
SEM INFRAESTRUTURA
Outros problemas estão relacionados à falta de infraestrutura para pessoas com deficiência ou idosas. Os pontos de travessia são desnivelados e o piso, muitas vezes, apresenta ondulações. Durante a caminhada ainda se encontram degraus sobre a calçada, entre outros obstáculos, como postes de placas de sinalização e objetos deixados pelos próprios lojistas.
Dá uma tristeza muito grande,para minha sensibilidade,ver hoje av Celso Garcia, eixo famoso cortando a zona leste, saudade…. itaquerense morador. Hoje 74 anos.,o que é vital, preservação,marco histórico da cidade de sp,o ser humano não capta, não enxerga, não faz( cultura brasileira).