Na edição passada, este semanário noticiou o avanço das obras no sistema viário na região da Arena Corinthians. A pouco menos de um ano para a abertura do mundial de futebol, a Avenida Radial Leste (que passa a ter várias nomeações – Conde de Frontin, Avenida Antonio Estêvão de Carvalho e Doutor Luís Aires), um dos principais acessos ao estádio, há meses dá sinais de que há necessidade de intervenções no asfalto tanto no sentido centro quanto no sentido bairro.
O trecho percorrido fica entre as estações Penha e Itaquera do Metrô. Utilizada diariamente por centenas de motoristas, a ligação, que dá acesso a vários bairros da Zona Leste, entre eles, Itaquera, Artur Alvim, Parque do Carmo, Guaianases, Cidade AE Carvalho, entre outros, comporta inúmeras linhas de ônibus, caminhões, inclusive de transportadoras, além de carros utilitários.
Como consequência do pesado fluxo de veículos, são visíveis os sinais da deterioração natural da via. Entre eles estão: afundamentos em vários trechos, o que causa alagamentos e, consequentemente, pela falta de escoamento, que a água seja jogada para o lado oposto da pista, principalmente em trechos das estações Vila Matilde e Patriarca do Metrô, além de fissuras, buracos, trepidações e falta de sinalização de solo adequada.
ARICANDUVA
A reportagem também percorreu a Avenida Aricanduva. No trecho entre a Avenida Itaquera e a Rua Julio de Colaço, a pista expressa apresenta muitos remendos, ondulações, buracos e falta sinalização de solo.
Dá nitidamente para notar que a operação tapa-buraco esteve no endereço por inúmeras vezes e muitos motoristas questionaram porque a ligação não é recapeada e por qual motivo uma avenida de grande porte, como a Aricanduva, não tem uma sinalização de solo adequada.
INTERVENÇÕES PREVISTAS
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que responde pela Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA), para saber se está prevista uma ação de recapeamento da avenida, entre a estação Penha e Itaquera, antes da Copa. Confira a seguir o que a pasta respondeu:
“Informamos que o trecho da Radial Leste não contemplado em etapas anteriores do programa de recapeamento receberá o serviço nas próximas fases do trabalho executado pela Superintendência das Usinas de Asfalto. Acrescentamos que, entre 2011 e 2012, o serviço foi executado na Avenida Alcântara Machado, na Rua Melo Freire e em parte da Avenida Conde de Frontin, denominações oficiais de vias que compõem a Radial Leste.”
Com relação à Avenida Aricanduva, a Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, responsável pelo trecho citado na matéria, informou que o mesmo será incluso na programação de recapeamento de SPUA.