• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Tatuapé & Região Esporte

PROJETO GARRIDO: Academia cresce e mais projetos surgem

06/10/2014
emEsporte
Reading Time: 4 mins read
2
PROJETO GARRIDO: Academia cresce e mais projetos surgem
64
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Assim que o ex-pugilista Nilson Garrido recebeu a equipe de reportagem da Gazeta no seu projeto de academia, localizado debaixo do Viaduto Alcântara Machado, na Mooca, ele automaticamente voltou no tempo. “Lembrei quando eu ia batendo de porta em porta para divulgar o meu filho no boxe e também buscar patrocínio. A Gazeta foi uma das primeiras a me atender, isso foi lá nos anos 2000”, relembrou. Passados 14 anos, muita coisa mudou na vida e no projeto de Garrido.

COMEÇO
Garrido tinha apenas 10 anos quando começou a treinar com Erotildes Ferreira do Carmo, conhecido como Baltazar, em uma academia sem água encanada e iluminada por velas onde hoje é a estação Itaquera do Metrô. “Ele trabalhava fazendo calçamentos de ruas e depois ia lá dar aulas de graça para nós. Como material de boxe sempre foi caro, usávamos troncos como sacos de pancada e enrolávamos as mãos com panos, pois não havia dinheiro para comprarmos luvas”, recorda-se. E é com o mesmo sistema de porta aberta a todos, que Garrido mantém hoje seu trabalho debaixo de dois viadutos em São Paulo.

VejaTambém

Vila Paris F.C. completa 100 anos de fundação

VILA CARRÃO: Sleepy comemora Jubileu de Ouro

Turma do Chefão comemora50 anos de fundação com grande evento no Corinthians

Teleatlas conquista o título da Primeira Liga Paulista!

PUBLICIDADE

CONTINUAÇÃO
Quando o mestre Baltazar faleceu, aos 78 anos, em 2009, Garrido se deu conta que seu trabalho não havia morrido. “Hoje eu sou o próprio Baltazar. Isso aqui é uma continuação, é um trabalho que eu quero seguir. É a minha missão de vida”, disse.

PROJETO
Em 2004, Nilson Garrido voltava do emprego como segurança em um prédio do centro quando encontrou um menino de 9 anos caído e machucado no Vale do Anhangabaú. Morador de rua, o menor era usuário de cola. No caminho para o hospital, Garrido contou a ele sua trajetória no boxe, que incluiu a participação em vários torneios amadores na capital entre 1988 e 1996. Combinaram um encontro na manhã seguinte, sob o Viaduto do Chá, para treinar os movimentos básicos do esporte.

O tal garoto apareceu acompanhado de oito amigos e, até o fim do dia, outros 40 aprendizes haviam se juntado ao grupo. Apenas no primeiro mês, a academia improvisada atraiu cerca de 750 pessoas, entre desabrigados, dependentes químicos e menores abandonados.

A movimentação chamou a atenção da Prefeitura, que em 2006 cedeu o vão do Viaduto do Café, no Bixiga. O espaço, antes tomado por lixo, ganhou uma limpeza. Geladeiras quebradas, pneus e computadores velhos foram improvisados como sacos de pancada e equipamentos de musculação. Com a ajuda voluntária da enfermeira Corine Batista, nascia ali o projeto Cora-Garrido.

Além dos aparelhos novos e de primeira linha, o projeto ganhou também um ringue e um octógono profissional
Além dos aparelhos novos e de primeira linha, o projeto ganhou também um ringue e um octógono profissional
Nilson Garrido agora está com mais um projeto, intitulado “Academia Comunitária”
Nilson Garrido agora está com mais um projeto, intitulado “Academia Comunitária”
No mês de julho passaram pela academia cerca de 6 mil pessoas
No mês de julho passaram pela academia cerca de 6 mil pessoas

Em 10 anos, aproximadamente 70 mil pessoas participaram das aulas, que hoje são dadas nos viadutos do Glicério, no centro, e Alcântara Machado, na Mooca, onde Garrido mora até hoje, acompanhado de seus fiéis escudeiros vira-latas – incluindo “Soco”, nome dado a um dos cães em referência ao filme “Rocky, um lutador”, que possuía na trama um cão com o mesmo nome.

INSPIRAÇÃO
Quando questionado a respeito dos treinos do filme Rocky Balboa serem bastante semelhantes aos seus, Garrido garante que quem serviu de inspiração foi ele próprio e não o contrário. “Eu comecei a ganhar projeção antes do filme ser lançado. Alguém deve ter visto a minha história e comentado com o Stallone”, disse.

CRESCENDO
Há aproximadamente três meses, a academia está de “cara nova” e vem fazendo sucesso. Após alguns meses de processo de idealização e estruturação do projeto junto com a rede de academias Smart Fit, Garrido conseguiu reformular o local e trazer novidades.
Além dos aparelhos novos e de primeira linha, o projeto ganhou também um ringue e um octógono profissional – local onde são realizadas lutas de MMA.

Com a revitalização do espaço, mais “curiosos” foram atraídos pelo projeto. Segundo Garrido, só no mês de julho, já haviam passado por lá quase 6 mil pessoas – que são convidadas a deixarem seus nomes em um caderno de presenças.

O público agora é bastante diversificado. De acordo com o ex-pugilista, os frequentadores variam entre “desde o cara que está saindo das drogas, até o empresário que estaciona seu Fusion e vem treinar”, revela.

Vale ressaltar que o espaço não cobra mensalidade e é sem restrição de público. “Ajuda quem pode. Peço apenas algum dinheiro para colaboração, mas não é obrigatório”, esclareceu.

CONVITE
Com tanto sucesso e reconhecimento, o ex-pugilista conta que já recebeu convites para expandir o trabalho que vem fazendo, inclusive para outros países. Ele não aceitou. “Eu não quero implantar isso em outros países e depois ouvir que eu ‘não fiz direito em casa’. O projeto em São Paulo ainda tem muito que crescer e melhorar e depois se expandir para todo Brasil. Só depois disso é que eu poderia pensar em algo internacional”, comentou.

ACADEMIA COMUNITÁRIA
Agora Garrido está com um projeto-piloto, intitulado “Academia Comunitária”, que consiste em oferecer um local para treinamento em academias com preços mais acessíveis, por volta de R$ 40,00 a mensalidade.

A primeira unidade localiza-se no extremo leste, no bairro Vila Yolanda 2, em Cidade Tiradentes, próximo a Ferraz de Vasconcelos.

O bairro não foi escolhido por acaso. “Lá estavam ocorrendo muitas mortes devido às drogas, então pensei que seria um bom local para o esporte. O bairro não possui viaduto, foi aí que me veio a ideia de alugar um salão e fazer uma ‘Academia Comunitária’. Dessa maneira as pessoas podem se entreter e sair desse mundo”.

Garrido ainda garantiu que pretende expandir o projeto para mais lugares. “Quero fazer isso crescer. Só de você mudar uma vida, tirar alguém das drogas… É algo totalmente gratificante”, finalizou.

PUBLICIDADE

Comentários 2

  1. Jaime Nicolau Soares says:
    4 anos atrás

    Olá boa tarde… Trabalho na região do Brás e faz alguns meses que comecei a treinar lá fico muito feliz e grato por treinar lá cheguei um dia perguntei quem tomava conta da academia como fazia pra mim… Treinar fiquei sabendo que era Garrido explicou tudo direito vou lá com muita humildade pra fazer meu treino e vim embora quando poder ajudarei lá tem muito aparelhos bons ainda mais grátis

    Responder
  2. José says:
    9 anos atrás

    Participei alguns dias do projeto quando estava no começo. Que evolução!! Na época eu estava desempregado, eu era novo, o treino era feito no viaduto da avenida nove de julho, com resto de pneus, pesos improvisados. Foi há uns 10 anos atrás.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4110 Compartilhamentos
    Compartilhar 3110 Tweet 417
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    524 Compartilhamentos
    Compartilhar 210 Tweet 131
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1623 Compartilhamentos
    Compartilhar 1405 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    356 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    327 Compartilhamentos
    Compartilhar 132 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    352 Compartilhamentos
    Compartilhar 158 Tweet 81
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    291 Compartilhamentos
    Compartilhar 116 Tweet 73
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    277 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 69
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.