O Rotary Club SP Tatuapé está formalizando encontros com setores da saúde. O objetivo, conforme o presidente da instituição, Leopoldo Luis Lima Oliveira, é elevar a qualidade de vida dos moradores da região. Para isso, Oliveira participou de reuniões com representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e também com o diretor do Hospital Municipal do Tatuapé (HMT). Na oportunidade, o presidente apresentou as necessidades que o bairro possui por meio do projeto “Tatu – mais vida e mais saúde”.
MUITAS DIFICULDADES
Para Oliveira, a saúde pública no Brasil está passando por dificuldades que suplantam qualquer compromisso por parte de gestões públicas. Portanto, “sanar as dificuldades e carências do sistema por meio somente do próprio poder público é algo imaginário”, disse o presidente. Ainda segundo ele, o Rotary quer ser parceiro como sempre foi, em campanhas como a Poliomielite e muitas outras.
ATENDIMENTO SEM DISTINÇÃO
A intenção da implementação do projeto é a de que milhares de pessoas sejam ajudadas, sem distinção de raça, cor ou etnia. Quando foram discutidas as questões de saúde dentro do Rotary, o presidente e os associados solicitaram as necessidades dos moradores dentro de um padrão estimativo de preços. Foram apresentados aparelhos, com preços diversos e que possuem objetivos diferentes.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
Um deles foi o de ressonância magnética. Porém, a aquisição de um aparelho deste porte fica inviável sem a colaboração de instituições, institutos ou entidades privadas. Mesmo assim, o Rotary busca parceiros no Brasil e no exterior.
OUTRO APARELHO
Outro aparelho apresentado foi o ureteorrenoscópio flex X. A ureteroscopia flexível, inexistente ainda no HMT, possui um método endoscópico, que causa mínima invasão. Através do aparelho, os cálculos urinários ou pedras na urina serão eliminados por um dispositivo rígido, ou flexível, chamado ureteroscópio.
SECRETÁRIO DA SAÚDE
Na última quarta-feira, dia 7, o presidente do Rotary Tatuapé voltou à SMS para reiterar a intenção de adquirir o aparelho. Durante a visita, foi recebido pelo secretário da Saúde, Luiz Carlos Zamarco e pelo vereador Gilson Barreto. Na oportunidade, o parlamentar apresentou uma emenda parlamentar para a compra do aparelho de ureteroscopia para o hospital. Após a boa ação de Barreto, Oliveira relatou que continuará buscando parcerias para novas realizações na área, entre outros projetos do Rotary. Quem quiser falar com a entidade pode ligar para 98863-2042.