Dois estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste desenvolveram uma solução inovadora para modelar cenários de impacto de asteroides, prever consequências e avaliar a estratégias de mitigação. O projeto foi apresentado durante o Nasa International Space Apps Challenge, maior hackathon mundial de inovação promovido pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), realizado nos últimos dias 4 e 5 de outubro.
SOLUÇÃO INTUITIVA
Os alunos Israel de Souza Lima e Sofia Floriano Amorim participaram do desafio “Meteor Madness”, no qual desenvolveram o projeto Modelagem de Impacto de Asteroides. A proposta foi transformar dados complexos em uma solução intuitiva para simular impactos de asteroides e estratégias de mitigação.
Cada integrante da dupla desempenhou um papel estratégico no desenvolvimento do projeto. Israel foi responsável pela obtenção, limpeza e curadoria dos dados brutos da Nasa, além de construir a inteligência da ferramenta, realizando todos os cálculos complexos de energia e simulação de impacto. Sofia, por sua vez, foi responsável pela criação da interface interativa, transformando os dados e resultados em uma visualização interativa e intuitiva.
BANCA ORIENTADORA
O projeto desenvolvido pelos alunos da Fatec Zona Leste foi submetido à avaliação da banca orientadora. Após a conclusão desta primeira etapa, especialistas da Nasa, parceiros de agências espaciais e líderes do setor avaliarão os projetos apresentados. O anúncio oficial dos projetos indicados para a avaliação global ocorrerá em 5 de novembro. Já o anúncio dos vencedores globais ocorrerá em 18 de dezembro.
Na edição deste ano, o evento reuniu participantes chamados de “global problem solvers”, ou seja, resolvedores globais de problemas, que utilizaram dados abertos da Nasa para criar soluções com impacto real em questões ambientais e espaciais. Ao todo, foram 18 desafios globais propostos pela agência.

