Moradores da Rua Doutor Ernesto Mariano, junto à Praça Ugo Tambelini, no Parque São Jorge, obtiveram a oficialização do programa “Ruas de Lazer”, aos domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Vizinhos ao local, que já tinham o hábito se reunirem para a prática de jogos e brincadeiras, agora ficarão mais seguros. Pelos menos nesses dias e no período de tempo determinado, somente moradores da via terão autorização para estacionar seus veículos.
O programa “Ruas de Lazer” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), iniciada na década de 1970 e que oferece à população a oportunidade de organização, execução e desfrute de atividades de lazer e recreação nas vias da cidade, transformando-as em ambientes de convivência e estimulando a apropriação dos espaços públicos a partir da iniciativa dos munícipes. Atualmente, o projeto é gerido pelo Departamento de Gestão de Políticas e Programas de Esporte e Lazer (DGPE).
As “Ruas de Lazer” complementam a rede de atrações culturais e de lazer oferecidas pela cidade – como museus, parques, áreas naturais, teatros, casas de shows e clubes sociais. Além das atividades, o programa garante a preservação de iniciativas populares, de natureza física e esportiva, como fator de identidade cultural da comunidade, espaços para a expressão de manifestações culturais e a organização no planejamento e gerenciamento das atividades dessas ruas.
Todos os anos, a Seme faz o recadastramento de suas vias ativas. Ao todo, atualmente, 62 endereços espalhados por toda a cidade fazem parte do projeto. Quem quiser conhecer os locais ativos hoje pode acessar o link: https://bit.ly/3MnKsFe.
O recadastramento deve ser feito pelo “Conselho da Rua de Lazer”. Para isso, o responsável deve seguir até a subprefeitura correspondente e apresentar documentos específicos. Primeiro, a lista de conselheiros atualizada com a indicação do novo coordenador, se for o caso. Depois, um abaixo-assinado confirmando o interesse em manter a Rua de Lazer. Os documentos estão disponíveis na página que também apresenta a explicação de como solicitar o espaço de diversão. Para saber mais, basta acessar o link: https://bit.ly/3Uflw4w.
Em caso de não recadastramento, a “Rua de Lazer” é desativada. Mais informações podem ser obtidas no site e nas redes sociais da Seme ou pelo telefone 3396-6489.

