De abril a setembro deste ano, o Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) e o Instituto “Paulo Kobayashi” atenderam 920 mulheres, por meio do “Defenda-se” – projeto que ensina, de graça, defesa pessoal para vítimas de violência doméstica. O objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento do público feminino quanto aos seus direitos e o enfrentamento às diversas formas de agressão. Além das aulas de luta, o projeto também oferece acolhimento emocional, físico, jurídico e psicológico.
As aulas de autodefesa, bem como os treinos funcionais de lutas, são ministradas de segunda e quinta-feira, a partir das 19 horas, no Centro Educacional Dom Orione (Rua Treze de Maio, 478, 2º andar – Bela Vista, São Paulo – SP).
O curso de defesa pessoal se destaca pela abordagem holística, oferecendo mais confiança no cotidiano das alunas, além de noções práticas de como podem se defender da violência urbana ou em casa, sem se colocarem em risco.
ATENDIMENTO JURÍDICO E PSICOLÓGICO
Já os atendimentos jurídicos estão disponíveis em diferentes localidades na capital. Além do acolhimento on-line, o programa descentralizou as consultorias legais presenciais para a Paróquia Nossa Senhora Achiropita (Rua Treze de Maio, s/n° – Bela Vista). No local, os atendimentos ocorrem toda a segunda, terça e quinta-feira, das 17 às 21 horas. A atividade é feita por ordem de chegada.
Já os atendimentos, com a psicóloga Maria Luíza Facury, acontecem toda segunda, terça e quinta-feira, das 17h30 às 20h30, mediante agendamento. Esse trabalho também está concentrado no Centro Educacional Dom Orione, assim como as avaliações com a fisioterapeuta Fernanda Beatriz Barutti.
Aluna do “Defenda-se”, desde abril deste ano, Sandra Wittner relata que as aulas de defesa pessoal resgataram sua confiança: “Hoje, tenho mais confiança ao andar na rua, me sinto mais viva e tomo decisões olhando nos olhos das pessoas, com postura, cuidado e prestando atenção em vários detalhes, e sabendo como agir, caso haja algum momento inesperado ou perigoso.”
Agendamentos e mais informações em https://provitima.org/defenda-se/ ou (11) 3141-1014.


