A Praça Barão de Itaqui, no Tatuapé, passará por um conjunto de obras de revitalização que vão modernizar a infraestrutura e melhorar as condições de circulação de pedestres e motoristas. O projeto inclui serviços de recapeamento asfáltico, recuperação de guias e sarjetas, nivelamento de calçadas e adequações na drenagem para evitar pontos de alagamento.
A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, na última quinta-feira, dia 16, a abertura da Licitação nº 019/SMSUB/COGEL/2025, que trata da contratação de empresa para elaboração de projeto executivo e obras civis de pavimentação e drenagem na praça Barão de Itaqui.
ACESSIBILIDADE
As intervenções, sob responsabilidade da Secretaria Municipal das Subprefeituras, têm licitação prevista para dezembro e investimento máximo de R$ 1,83 milhão. O contrato prevê prazo de execução de cinco meses e visa aprimorar o sistema viário e reforçar a acessibilidade urbana, beneficiando moradores, comerciantes e quem utiliza a via diariamente.
Além da nova pavimentação, o projeto também contempla a implantação de sinalização viária e ajustes no passeio público, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego local.
DEMANDA ANTIGA
A Praça Barão de Itaqui, uma das mais tradicionais do Tatuapé e que, além de abrigar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jackson de Figueiredo, é um importante ponto de ligação entre as ruas Vilela e Serra do Japi. O local também faz parte do Eixo Platina.
As intervenções na praça e arredores são uma demanda antiga de moradores do entorno, de passageiros de ônibus e Metrô, além de trabalhadores de empresa e lojas próximas ao endereço.
Ao redor da praça as pistas de tráfego são horríveis. “É um verdadeiro rally”, comenta Cesar Silva, motorista que passa diariamente pelo local. Segundo ele, “há anos a prefeitura não define se o ponto de passagem terá paralelepípedo ou asfalto. Atualmente existe uma mescla dos dois, mas o problema maior são os buracos que danificam os nossos carros”, afirma.


