No último dia 16 de agosto, aconteceu a inauguração do Bosque Trinca-Ferro, na Praça Dante Maron, na Vila Luiza, localizada embaixo do Viaduto Alberto Badra (Aricanduva), que fica na divisa dos bairros do Tatuapé e da Penha e das subprefeituras Mooca e Penha.
O local, que estava totalmente deteriorado, foi ocupado durante muito tempo pela Comunidade Esmaga Sapo, que foi removida recentemente pela Prefeitura de São Paulo e que agora está sendo totalmente revitalizada.
500 ÁRVORES
Durante o evento, que contou com a presença do secretário municipal das Subprefeituras de São Paulo, Fabricio Cobra; do secretário municipal de Mudanças Climáticas, José Renato Nalini; do subprefeito da Mooca, Coronel Marcus Vinícius Valério; da subprefeita da Penha, Kátia Falcão, entre outras autoridades de entidades representativas do Tatuapé e da Penha, foram plantadas 500 mudas de Jacatirão, uma árvore pioneira brasileira da Mata Atlântica.
Figura de destaque que mereceu aplausos de todos foi o “plantador de árvores”, Hélio da Silva, morador da região que sozinho e com recursos próprios, ao longo de 22 anos, plantou mais de 40 mil árvores, criando o Parque Linear do Tiquatira.
O plantio também foi feito por alunos do Colégio Fereguetti, da Penha.
MAIS ÁRVORES
Para o secretário José Renato Nalini, “num ano em que a COP30 escolheu o Brasil para a sua reunião, o prefeito Ricardo Nunes investiu na conscientização paulistana em torno às emergências climáticas”.
Segundo ele, “uma Comissão para cuidar do assunto congrega várias secretarias e conta com a colaboração das trinta e duas subprefeituras. O plano é incentivar o plantio de árvores, a melhor tecnologia para reduzir a temperatura e enfrentar as ondas de calor, além de equilibrar o regime de chuvas e trazer significativo acréscimo na qualidade de vida dos habitantes desta megalópole”, afima Nalini.
Ele finaliza informando que todos os sábados há plantios por toda a cidade. “São Paulo precisa de mais árvores, embora caminhe para contar com 54% de seu território coberto de verde. A participação efetiva das subprefeituras é fundamental”, conclui o secretário.