A cidade de São Paulo avança de forma concreta rumo a um futuro mais limpo e eficiente. Com visão, planejamento e compromisso ambiental, a gestão Ricardo Nunes encerra o ano ampliando a frota municipal com mais 140 ônibus elétricos, entregues na última quarta-feira, dia 17, consolidando a capital como referência nacional em mobilidade sustentável. O evento de entrega foi realizado na Praça Charles Muller, defronte ao Estádio do Pacaembu. Agora, São Paulo já conta com 1.149 ônibus sustentáveis, sendo 960 veículos 100% elétricos a bateria e 189 trólebus, formando a maior frota de veículos sustentáveis do Brasil.
INVESTIMENTO
“Somente neste ano, entregamos 655 ônibus elétricos, com investimento de R$ 1,3 bilhão, um marco histórico para o transporte público e para o meio ambiente. Para o próximo ano, a previsão é a entrega de pelo menos mais 500 novos ônibus elétricos, reforçando o compromisso da administração com a redução das emissões e a melhoria da qualidade de vida da população”, comentou o prefeito Ricardo Nunes.
De acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), São Paulo concentra 78% dos ônibus elétricos a bateria do País, resultado direto de uma política pública sólida e responsável, que coloca a cidade na vanguarda da eletromobilidade.
PROGRAMA DE METAS
“Os resultados já aparecem: o novo Inventário de Gases de Efeito Estufa aponta queda nas emissões do setor de transportes, reflexo das ações estruturantes da atual gestão. E o futuro está planejado, já que no Programa de Metas 2025–2028 está prevista a substituição de 2.200 ônibus e de toda a frota de caminhões de coleta de lixo por veículos sustentáveis”, frisou o chefe do Executivo.
Os 140 novos ônibus irão atuar em 30 linhas, com operação dividida entre oito concessionárias, que abrangem todas as regiões da cidade. Os veículos são dos tipos Básico e Padron, com acessibilidade, ar-condicionado, USB e Wi-Fi. Nove deles possuem câmeras do Smart Sampa (agora são 44 ônibus com câmeras do programa de monitoramento).

