Dois dias após entregar mais 120 ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte público, o prefeito Ricardo Nunes apresentou na última sexta-feira, dia 25 o primeiro ônibus superarticulado 100% elétrico da capital, que será incorporado à frota a partir de outubro.
Durante a visita à fábrica Caio Induscar, em Botucatu, interior de São Paulo, o prefeito também conheceu o projeto de produção de ônibus abastecidos com biometano — combustível renovável gerado a partir do tratamento de resíduos orgânicos —, reforçando o compromisso da gestão com a mobilidade de baixa emissão e o enfrentamento das mudanças climáticas.
NÃO POLUENTES
Atualmente, o sistema municipal conta com 841 ônibus movidos a energia limpa nos modelos básico e padron — maior frota de coletivos não poluentes do país, segundo a plataforma internacional E-Bus Radar.
O superarticulado apresentado é o primeiro de um lote de 60 unidades do modelo Caio Millennium eBRT, com chassi BYD e tecnologia de ponta. O veículo mede entre 21 e 23 metros e possui dois eixos traseiros, sendo um direcional, o que facilita manobras e reduz o diâmetro de giro. Além disso, o modelo se destaca por seus recursos de acessibilidade e segurança aprimorados em comparação ao articulado tradicional.
BIOMETANO
Durante a visita à fábrica, o prefeito também conheceu a infraestrutura para produção de ônibus movidos a biometano. O modelo de abastecimento com biometano para a frota de ônibus funciona de forma integrada e prática: o gás renovável é produzido, canalizado e distribuído até as garagens das empresas operadoras, onde os veículos são abastecidos diretamente por meio de um sistema semelhante ao dos carros elétricos — basta conectá-los a um bico de injeção.
Todo o processo é automatizado e ocorre na própria garagem, sem necessidade de deslocamento a postos externos, garantindo eficiência logística e contribuindo para a redução das emissões de poluentes no transporte público.