A Porte Engenharia e Urbanismo, reconhecida por liderar o desenvolvimento humano por meio da transformação urbana na região Leste de São Paulo, faz 35 anos em 2021. Com uma trajetória pontuada por pioneirismo e inovação, a empresa fundada por Marco Antônio Melro começou sua história erguendo pequenos sobrados no bairro do Belém. “Quando começamos a empreender na região, identificamos que os moradores ameaçavam deixar o bairro. Tudo por falta de ofertas de apartamentos amplos, confortáveis e seguros. Isso nos motivou a investir inicialmente em edifícios de alto padrão, que atendessem essa demanda”, afirma Melro.
HOSPITAL SÃO LUIZ
No decorrer dessa evolução, a Porte foi aprofundando suas pesquisas por meio da Ciência Urbana para captar com precisão os anseios dos moradores. Além disso, notar as principais carências da região, como, por exemplo, um bom hospital. “Analisamos várias possibilidades entre os centros de excelência em saúde da cidade. Assim, consolidamos uma parceria de sucesso com o Hospital São Luiz, inaugurado em 2008. Este foi sem dúvida um marco histórico nos avanços de infraestrutura da região”, destaca o fundador da Porte.
DOIS GIGANTES
A Porte já entrou definitivamente para a história urbana de São Paulo com a entrega neste ano do edifício Figueira Altos do Tatuapé. Trata-se do residencial mais alto da cidade. Além dele, no início de 2022, chega o Platina 220, que será o edifício mais alto da metrópole, com 172 metros de altura. O prédio terá unidades residenciais, offices, lajes corporativas e hotel, além de abrigar lojas no térreo. Ainda entre os lançamentos, destacam-se o Crona 665, o primeiro empreendimento 100% corporativo da região, e os estúdios recém-lançados Signa Studios by Porte e o Lumen Studios by Porte.
QUALIDADE DE VIDA
Entendendo a importância das transformações que a Porte promove nos bairros em que atua, a empresa está envolvida, de forma cada vez mais intensa, com o planejamento urbano, em especial para a Região Leste de São Paulo. “Nossa atuação tem como objetivo aumentar a qualidade de vida através das intervenções e planos que guiem o desenvolvimento da região. Nesse aniversário de 35 anos da Porte, sonhamos em arrebatar os clientes com a nossa inspiração e nosso conceito: a Urmanidade. Traduzindo, é uma síntese entre o desenvolvimento humano e urbano”, explica a gerente de marketing da Porte, Rosangela Melro.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A Porte tem como premissa compartilhar uma cidade que possibilite o desenvolvimento humano, através da cultura, do lazer, da habitação, da geração de empregos e de negócios sustentáveis. “E tudo isso sem perder um valor inestimável: a gentileza com os espaços que nos acolhem. Vibramos quando vemos o impacto do nosso propósito nas pessoas e na comunidade! Temos um enorme orgulho de fazer parte disto tudo”, completa Igor Melro, diretor comercial da Porte.
ARTE NA FILANTROPIA
Para a comemoração dos 35 anos, a Porte criou uma série de produtos estampados com as artes criadas especialmente para o aniversário da empresa. E o responsável pelas obras foi o artista plástico campineiro Rogerio Pedro, que tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente, com obras nos principais centros urbanos do mundo. “O Rogerio é um grande artista brasileiro, ele serviu de inspiração para ilustrarmos a história dos nossos 35 anos. Além disso, todo o nosso conceito de Urmanidade criado a partir do nosso propósito de desenvolvimento urbano por meio da transformação urbana. Teremos cadernos, squeeze, copos, ecobag e pop socket, e além de vídeos, que serão publicados nas nossas redes sociais mensalmente, contando pontos interessantes da história da cidade”, relata Igor
CENHA
Todos os produtos poderão ser adquiridos, e parte da renda será destinada à Instituição Cenha (Centro Social Nossa Senhora da Penha), que ajuda no atendimento de Pessoas com Deficiência Intelectual Carente, como as que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem, e conta atualmente com 418 crianças atendidas.
O Tatuapé corresponde a perspectiva de desenvolvimento urbano que a Porte propõe: centro residencial, serviços, negócios, educação, saúde e cultura da Zona Leste. Puxa o interesse de outros empreendedores. Não do ramo da construção civil, mas, negócios em geral. Consultem: MACEDO, A. C. Corredores e Subáreas, como estudar a forma e projetar a cidade. E-book, Tupã. ANAP, Associação dos Amigos da Natureza da Alta Paulista, 2020 / 2ªedição 2021.
MACEDO, A. C. Corredores e Subáreas, como estudar a forma e projetar a cidade. E-book, Tupã. ANAP, Associação dos Amigos da Natureza da Alta Paulista, 2020 / 2ªedição 2021.