Desde 2010 os usuários do Metrô que costumam embarcar na estação Vila Matilde esperam pela implantação das portas de segurança ou “antisuicídio”, como também são chamadas. Atualmente, outras regiões da cidade estão sendo beneficiadas com a tecnologia, porém, a Zona Leste terá de esperar mais um pouco. De acordo com a assessoria da Companhia do Metropolitano, as portas de plataforma da Estação Vila Matilde, na Linha 3-Vermelha, estão em testes e a entrega do sistema deverá ocorrer no segundo semestre de 2013.
BALDEAÇÕES
Em 2011, existiu a possibilidade das portas começarem a funcionar. Durante alguns meses, inclusive, o Metrô realizou vários testes e os passageiros tinham de fazer baldeações para evitar a plataforma da Vila Matilde. Contudo, durante essa fase, o consórcio Trends-Poscon, responsável pelo equipamento, foi desfeito quando uma das empresas alegou estar com problemas financeiros. Com isso, a coreana Poscon assumiu uma maior parte do consórcio. Na última quarta-feira, 3, a assessoria da Companhia não confirmou se o projeto continua sendo administrado pela Poscon. Mesmo assim, revelou que o mesmo foi retomado no ano passado, evitando qualquer tipo de prejuízo ao Metrô.
PRÓXIMAS
Há dois anos a Companhia revelou ter a pretensão de implantar as portas de plataforma nas estações Marechal Deodoro, República, Anhangabaú, Sé, Brás, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé e Artur Alvim. Quanto às estações Penha e Carrão, o Metrô revelou, no ano passado, que elas deverão ser as duas próximas a receberem as portas de plataforma. Adiantou, ainda, que o órgão irá utilizar a experiência adquirida com a montagem realizada na Vila Matilde, para minimizar possíveis impactos.
COMPOSIÇÕES
O sistema de portas é composto por estruturas de vidro, de cerca de 2,5 metros de altura, que se estendem por toda a plataforma e têm abertura simultânea com as portas do trem. Para o Metrô, a principal vantagem do equipamento é a de diminuir a interferência na circulação das composições, além de organizar o fluxo na plataforma e proporcionar um embarque e desembarque mais seguro.