A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL- e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, acaba de disponibilizar, de forma inédita no “Portal GeoSampa”, informações detalhadas sobre aproximadamente 4 mil praças e largos distribuídos pela capital, que integram o Cadastro de Praças e Largos -Cadpraças.
O material, elaborado pela Divisão de Informações Ambientais – DIA – da SVMA, irá auxiliar as 32 Subprefeituras na organização de ações de zeladoria e na implementação de medidas que favoreçam a ocupação e o uso qualificado dessas áreas pela população.
A iniciativa também amplia o conhecimento da sociedade sobre esses espaços públicos que integram o Sistema Municipal de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres – Sapavel — documento estratégico que orienta políticas de gestão e provisão de áreas verdes públicas, além da proteção do patrimônio ambiental da cidade de São Paulo.
COMO ACESSAR?
Acesse o site: geosampa.prefeitura.sp.gov.br. No menu “Camadas”, selecione a categoria “Verde e Recursos Naturais”; ative a opção “Cadastro de Praças e Largos”; utilize a ferramenta “Obter informação da camada” (ícone “i” no menu à esquerda) e clique sobre o local desejado no mapa para visualizar as informações. Atualmente, a camada está disponível apenas para visualização. Em breve, será possível fazer o download dos dados.
O ‘GEOSAMPA’
Coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL, o “GeoSampa” é uma ferramenta com mais de 500 tipos de informações sobre São Paulo. Você pode encontrar desde o zoneamento da cidade e linhas de ônibus até a localização de parques, escolas, hospitais e patrimônios históricos. É uma plataforma essencial para cidadãos, pesquisadores, gestores e investidores conhecerem melhor o território paulistano.