Devido ao baixo fluxo de doações registrado nas duas últimas semana, a Fundação Pró-Sangue, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, convoca a população para doar sangue.
O órgão que é responsável pelo abastecimento de mais de 100 hospitais da rede pública da região metropolitana da capital, registra um nível abaixo de 95% do ideal para o banco de sangue do tipo O Positivo. A instituição também necessita de doações de sangue dos fatores A Positivo, A Negativo, B Negativo e O Negativo, que também estão em situação crítica de abastecimento.
A falta de doações de sangue acarreta em vários problemas, como o cancelamento de cirurgias. O tempo frio e seco é um dos fatores para a diminuição de doadores, conforme disse em depoimento o diretor técnico-científico da Fundação Pró-Sangue, Alfredo Mendrone Junior.“Acreditamos que um dos motivos para a queda nas doações neste período tem sido o tempo seco, responsável por várias doenças respiratórias”.
Para doar, é necessário ter entre 16 a 67, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém, evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta) e levar documento de identidade original com foto.
Para mais informações, acesse o site da Pró-Sangue www.prosangue.com.br ou ligue para o Alô Pró-Sangue pelo telefone: 0800 55 0300.
POSTOS DE COLETA PRÓXIMOS DA REGIÃO:
Posto Clínicas
Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar – Cerqueira César
De segunda a sexta, das 7 às 19h e sábados e feriados das 8 às 18h
Fechado aos domingos
Estacionamento gratuito subterrâneo – Garagem Clínica
Posto Mandaqui
R. Voluntários da Pátria, 4.227 – Mandaqui
De segunda a sexta, das 12 às 18h
Fechado aos sábados, domingos e feriados
Posto Dante Pazzanese
Av. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera
De segunda a sexta, das 8 às 17h e sábado, das 8 às 16h
Fechado aos domingos e feriados