A cidade de São Paulo se prepara para mais uma etapa importante de escuta da população: entre os meses de julho e agosto, a Prefeitura promoverá uma série de oficinas para a elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras (PAS) 2026-2029. Uma consulta pública on-line também será aberta no Participe+ para ampliar a participação.
DEMANDAS E
POTENCIALIDADES
IDENTIFICADAS
Os Planos de Ação das Subprefeituras são documentos estratégicos para orientar o desenvolvimento urbano local. Elaborados a cada quatro anos, eles traduzem as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE) e dos Planos Regionais das Subprefeituras (PRS) em ações específicas para cada região da cidade. Além disso, articulam as demandas e potencialidades identificadas nos territórios com o planejamento das diversas secretarias municipais, como saúde, habitação, mobilidade, cultura, entre outras.
Como momento inicial desse processo, entre abril e maio de 2025, a Prefeitura promoveu processo participativo integrado, composto por 36 audiências públicas e uma consulta virtual, que subsidiarão os Planos de Ação das Subprefeituras, o Programa de Metas da Prefeitura e o Plano Plurianual (PPA).
PLANOS DE AÇÃO
Nessa nova etapa, estão programadas 32 oficinas participativas uma em cada subprefeitura da cidade para discutir os Planos de Ação. As atividades ocorrerão entre 28 de julho e 28 de agosto, de segunda a quinta-feira, sempre às 19 horas.
As potencialidades e demandas do território serão abordados em dois blocos temáticos: (I) meio ambiente, saneamento ambiental, infraestrutura e habitação; e (II) mobilidade, desenvolvimento econômico, equipamentos sociais e patrimônio cultural.
Para ampliar ainda mais a participação, a Prefeitura também irá disponibilizar consulta pública on-line no Participe+, em agosto. Qualquer cidadão, mesmo que não tenha comparecido à oficina participativa, poderá contribuir.